As Florestas (Flonas) e Parques Nacionais (Parnas) no Brasil são áreas de conservação geralmente de propriedade do Estado. No Brasil essa áreas ficam sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente. No Ceará são dois Parnas: o Parque Nacional de Jericoacoara e o Parque Nacional de Ubajara.
O Parna de Jericoacoara foi criado em 2002, e tem área de 8.416 hectares. Além de ser uma área com o objetivo de proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica e educação ambiental, o parque é um importante destino de turismo ecológico.
Para facilitar a localização de áreas de visitação no Parna, o ICMBio disponibiliza um endereço eletrônico com informações sobre o lugar e pontos turísticos mais visitados. Entre eles a Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional.
Parna de Ubajara
Ubajara tem um cenário bem específico por unir no mesmo espaço características de mata úmida e mata seca em uma região de caatinga. Por isso o Parque é rico em biodiversidade por conter elementos dos dois ambientes.
A Unidade de Conservação de Proteção Integral também está aberta a visitação e conta com amplas atividades como: trilhas, grutas e cachoeiras. O visitante pode também apreciar a visão do lugar no teleférico (bondinho), administrado pela Secretaria de Turismo.
Programa-se, conheça mais sobre esses espaços de conservação no Ceará. A experiência de contato mais próximo com a natureza, além de conhecer cartões postais do estado, sem dúvida é única.
Fotos: reprodução