Tênis ecológico do Brasil

Moda

O calçado foi inventado por uma dupla francesa, mas foi feito no Rio Grande do Sul com algodão do Ceará e borracha da Amazônia

tenisverde_nopatio

Os franceses desistiram da vida de bancários em Nova Iorque depois de perceberem que os bancos pouco se importavam com as questões ambientais no mundo e resolveram viajar o mundo para prestar consultoria em negócios sustentáveis para multinacionais francesas em países emergentes.

O trabalho dos dois surgiu de inspiração para a criação de um tênis “verde” totalmente brasileiro. O produto era confeccionado no Rio Grande do Sul com o algodão vindo do Ceará e a borracha da Amazônia. A ideia surgiu depois dos franceses conhecerem o trabalho da companhia de alimentos Alter Eco, que tinha uma associação com os produtores de Rondônia e beneficiava os agricultores que se preocupavam com a preservação do meio ambiente.

A marca de tênis Veja surgiu em 2005 logo após os criadores perceberem que era possível um produto chegar às lojas e ter uma história positiva na sua criação. O algodão usado na fabricação era cultivado sem produtos químicos na cidade de Tauá, no Ceará. As 700 famílias envolvidas no processo vendem a matéria-prima diretamente à empresa.

Já a borracha do calçado vem da Cooperativa Chico Mendes, que envolve 40 famílias de seringueiros. O leite extraído da arvore passa por um processo que dispensa a passagem por usina e garante a matéria-prima sem impurezas. Apesar do processo de produção ser mais caro que o método convencional, a empresa tem preços que varia de R$ 195 e R$ 289, não ultrapassando o preço de marcas tradicionais.

O produto é exportado para a França desde 2005, mas só agora chegou ao Brasil e foi batizado de Vert (verde em francês), pois Veja seria associado à revista brasileira.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter