Leitura de verão

Comportamento|Estilo de Vida

Tempo livre, férias, verão… Nada melhor do que aproveitar o tempo para colocar a leitura em dia

livrosmoda_nopatio

Você passou o ano inteiro adiando a leitura, espremendo os livros entre um compromisso e outro. Agora que os dias de folga chegaram, o verão está pedindo para você deitar e relaxar, é hora de preparar o cardápio de livros que serão “consumidos” em cada momento das férias. A lista dos livros tem em comum uma leveza no tom para trazer mais suavidade e frescor à estação e às ideias.

Vozes anoitecidas, Mia Couto

livros3_nopatio

É um livro de contas, escrito em 1986 e agora chegou ao Brasil. São 12 contos em que o autor mostra a razão pela qual é considerado um dos grandes mestres da prosa poética. Entre o cochilo e outro, você consegue ler as histórias curtas e leves.

O Drible, Sérgio Rodrigues

livros_nopatio

O romance de Sérgio Rodrigues resgata as características do futebol brasileiro e já inspirou e cria personagens memoráveis. Na história, o futebol é plano de fundo e personagem. Inspira teorias surpreendentes, por exemplo a de que a evolução do Brasil e deve à diferença entre a realidade do campo e as narrações pelo rádio. Vale a leitura no verão que antecede a Copa do Mundo brasileira.

Solo, William Boyd

livros4_nopatio

Verão também é tempo de rever James Bond. O livro marca o retorno do agente 007 e constrói uma história de espionagem à moda antiga e não há lugar para as bugigangas tecnológicas que são associadas ao agente. O James Bond de 45 anos do livro cumpre uma missão na África pela primeira vez, intervindo em uma guerra civil em 1969. É uma história de espionagem clássica, com direito a momentos de suspenses dignos de James Bond.

Afirma Pereira, Antonio Tabucchi

livros2_nopatio

O escritor é um italiano, apaixonado por Portugal. Conhecer o personagem-título do livro já vale ter o livro em mãos nos dias de folga de verão. Pereira é um editor de cultura de um jornal de Lisboa, viúvo, obeso e cansado. Sua história e contada em meio a ditadura salazarista e mostra ao leitor a luminosa capital portuguesa. Pereira, então, conhece Monteiro Rossi, jovem colaborador de seu jornal e é o sinal de algo extraordinário irá acontecer de acordo com Pereira.

Vida Querida, Alice Munro

livros5_nopatio

A autora é a mais nova ganhadora do prêmio Nobel de Literatura e escreveu nos últimos 50 anos somente contos. O Vida Querida contem dez narrativas curtas e quatro histórias autobiográficas, que fazem o livro valer muito a pena. Sobre a parte autobriografica do livro, Alice declarou: “Acredito que eles sejam as primeiras e as últimas – e as mais intimas – coisas que eu tenho a dizer sobre a minha vida”.

Não tem nada melhor do que se encher de cultura mesmo nos dias de folga, não é? Assim que acabar o expediente e começarem as férias, corra para a livraria e garanta os melhores companheiros para as férias. Pernas para o ar e livros nas mãos!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter