Instalação pode produzir 392 megawatts de energia
Na última quinta-feira (13), a maior usina por concentração solar do mundo foi inaugurada, na Califórnia, EUA. A instalação de grande porte pode produzir 392 megawatts de energia solar, capaz de alimentar 140 mil casas com energia limpa.
A usina de Ivanpah foi feita em conjunto pelas empresas NRG Energy, Google, e BrightSource Energy. O seu sistema de geração de energia solar é considerado o maior do mundo do seu tipo e já é responsável por 1/3 de toda a energia solar térmica produzida nos EUA.
A planta ocupa cinco quilômetros quadrados no deserto de Mojave e é composta por três torres de quarenta andares, cada uma cercada por 350 mil espelhos. Os espelhos refletem a luz solar para um único ponto, no alto da torre. As torres possuem água, que são aquecidas pelo calor da luz solar e vira vapor. Este vapor gira as turbinas, e assim a energia é produzida.
A usina de Ivanpah, no entanto, veio sob o fogo de vários críticos. De acordo com o Wall Street Journal, a energia limpa gerada por Ivanpah custará cerca de quatro vezes mais do que a energia gerada por usinas convencionais movidas a gás natural. Ivanpah também vai produzir menos energia do que as fontes convencionais e requerem mais terra para operar. Já os ativistas animais também ficaram alarmados com o número de aves que foram queimadas e mortas ao redor das torres de plantas solares, que podem gerar temperaturas mais altas que 500 graus Celsius.
Fotos: BrightSource Energy