Abrolhos se tornará mais sustentável

EcoFriendly

Campanha foi lançada para aumentar a proteção da região com a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul

abrolhos

A Aliança para a Conservação Marinha, que é uma parceria entre as ONGs Conservação Internacional (CI) e Fundação SOS Mata Atlântica, lançou uma campanha entitulada “Adote Abrolhos – É do Brasil. É do mundo. É nosso”. O objetivo é aumentar a proteção da região de Abrolhos.

A campanha que tem como finalidade engajar o público por meio de ferramentas online, como um álbum de figurinhas virtual, lançará também um concurso cultural que irá selecionar quatro ganhadores para visitar a região.

Essas ações surgem com o objetivo de contribuir para a preservação de Abrolhos e, assim, apoiar a implementação e criação de novas áreas marinhas protegidas e também o desenvolvimento sustentável da pesca e do turismo.

Abrolhos é situada na costa sul da Bahia e norte do Espírito Santo, estendendo-se da foz do rio Jequitinhonha à foz do rio Doce, tem cerca de 95.000 quilômetros quadrados e possui um mosaico de ambientes marinhos com diferentes tipos de habitats, como manguezais, praias e restingas.

abrolhos2

Apesar de apresentar as maiores formações recifais do Brasil, sofre diversas ameaças, como a pesca excessiva, o desmatamento nas bacias hidrográficas, as mudanças climáticas, entre outras.

Em decorrência desses perigos, a campanha foi lançada, para aumentar a proteção da região com a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, e pode ser acessada pelo site, Facebook e Twitter.

O mergulho para visualização da vida marinha e a observação das baleias estão entre as principais atividades realizadas por turistas. Elas geram renda para mais de 80 mil pessoas que vivem do turismo na região. Mas a falta de investimento mina o crescimento do setor. Já para cerca de 20 mil famílias de pescadores de badejos, garoupas, lagostas, camarões, entre outros, da região, a principal fonte de renda é essa, pois Abrolhos é fundamental para a pesca brasileira e o local mais abundante em peixes do Nordeste do Brasil.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter