Olfato diz muito sobre emoções

Comportamento|Saúde

Segundo pesquisadores, pessoas estressadas sentem mais facilmente cheiros ruins

olfato_nopatio

Se você é o primeiro a sentir o cheiro ruim de algum ambiente, é provável que você esteja estressado. Uma pesquisa americana descobriu que o estresse altera algumas conexões cerebrais relacionadas ao olfato. E o que era um cheiro neutro pode acabar se tornando um odor insuportável. Quanto mais estressado você estiver, pior o cheiro vai se tornar para você.

Os pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison convidaram 12 voluntários para terem seus cérebros escaneados. Antes de começar os testes, eles analisaram alguns cheiros, bons ou ruins. Durante a ressonância magnética, as pessoas foram apresentadas a textos e imagens perturbadoras. O objetivo dos pesquisadores era provocar ansiedade nos participantes.

Eles então começaram a mostrar sinais de estresse. O cérebro mudou enquanto viam as fotos e liam os textos. Ligações entre o processamento olfativo e a à emoção aumentaram no cérebro. Em seguida, eles novamente sentiram os cheiros e dessa vez eles pareceram bem menos agradáveis. Pronto, você já tem como saber se seus amigos estão estressados sem ter que necessariamente perguntar a eles.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter