Chega de TPM

Comportamento|Saúde

A alimentação pode ser a grande aliada na hora de reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual

tpm_nopatio

Todos os meses os sintomas da tensão pré-menstrual aparecem. Segundo a Associação Brasileira de Endocrinologia, cerca de 30% das mulheres ficam irritadas, tem dificuldade de concentração, choro repentino, compulsão alimentar, falta de sono, acne, dor de cabeça e inchaço no período que antecede a menstruação. O alívio para tudo isso pode ser mais fácil do que imagina.

A maioria dos sintomas da TPM tem a ver com a alimentação. Podem estar faltando nutrientes e outros sendo comidos em excesso. A rotina alimentar de cada mulher deve ser analisada para ser reajustada e assim as vantagens da alimentação saudável apareça no dia a dia. As crises de choro e a irritabilidade podem indicar falta de cálcio e vitamina B6, por exemplo.

tpm2_nopatio

O cálcio é facilmente encontrado no leite, sorvete, iogurte e queijo. Dê preferência aos desnatados e com pouca gordura. Carnes, banana, lentilha e batata são ricas em fonte de vitamina B6. Arroz, pão, granola, aveia, soja, alfafa, linhaça, peixes, sementes de gergilim, feijão, lentilha, grão de bico, avelã, pistache, frutas, leite e água devem estar presente na dieta durante esse período de maior desconforto.

Alguns alimentos também devem ser evitados como café, refrigerante, embutidos, adoçantes, chá preto, erva mate, chocolate, bebidas alcoólicas, carnes vermelhas, alimentos gordurosos, açúcares e sal. Os alimentos que podem combater os sintomas são muitos e por isso cada mulher deve procurar orientação médica para saber qual a melhor dieta a fazer durante a TPM. Pelo menos, é o fim dos gastos com remédios. Inclua na sua rotina os exercícios físicos, que ajudam a liberar a tensão do dia a dia e a elevar os níveis de serotonina.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter