Todo corredor sabe que treinar a mente é fundamental para controlar o corpo na hora das provas
A corrida tem se tornado um esporte bastante praticado pelos brasileiros. O que os iniciantes não sabem é que é preciso “malhar” a mente para que o corpo esteja 100% sobre o controle do corredor. No meio do treino ou prova, as pernas ficam pesadas, os pulmões reclamam e a sua vontade é de desabar. Alguns diminuem o ritmo, enquanto outros suportam o desconforto e terminam com seus pulmões e pernas em perfeito estado. Qual a diferença entre eles? Entenda.
Pensamento negativo
O principal obstáculo dos corredores é o pensamento negativo, destrutivo sobre si mesmo. Esse tipo de pensamento arruína a corrida, pois não permite que o atleta veja as possibilidades ou o próprio potencial. Pode prejudicar também a respiração, que fica mais superficial, a frequência cardíaca acelera e os músculos ficam tensos.
Aprenda que você tem poder de silenciar os pensamentos ruins. Você pode usar um mecanismo para interromper um pensamento negativo e mudá-lo para algo positivo, pode usar música para distrair-se ou algo corporal, como analisar o movimento dos braços ou a respiração, por exemplo.
Metas Rígidas
Superar metas mantém os atletas motivados e os ajudam a evoluir. Mas ficar obcecado com um resultado pode ser arriscado. Trace metas que sejam alcançáveis. Tenha mais de um objetivo. Objetivos rígidos podem te deixar nervoso e preocupado e ai não render o esperado. Dê uma variação para a sua meta, isso permite que você tenha mais chances e continue positivo.
Comparações
Comparar-se a outros corredores é uma maneira de colocar-se para baixo. Não supervalorize os outros corredores. Foque no momento presente e em si mesmo. Mude o pensamento para aquilo que você quer conquistar e não desanime. Observe sempre seu ritmo, postura e metas.
Começar uma atividade pode não ser tão fácil, mas se você trabalhar corpo e mente juntos tudo fica mais fácil e os resultados irão aparecer com mais facilidade. Não importa se sua meta é dar uma volta a mais no quarteirão, correr 5 km ou uma maratona. A mente precisa ser “malhada” junto com o corpo.
Foto: Reprodução