Brasil poderá ser representado por jovens em debates sobre mudanças climáticas

EcoFriendly

Estudantes brasileiros  do ensino médio poderão participar de reuniões das Nações Unidas para discutir os impactos provocados pelas mudanças climáticas.

 jovens em debates sobre mudanças climáticas.

Jovens brasileiros matriculados entre o segundo e terceiro ano do ensino médio da rede pública estadual poderão participar de discussões promovidos pelas Nações Unidas para tratar as mudanças climáticas e suas consequências. Essa iniciativa faz parte do Programa de Conscientização Ambiental para o Futuro, presente no Projeto de Resolução do Senado (PRS 104/2013), aprovado nesta terça-feira (29), pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Os debates acontecerão na Conferência das Partes(COP), órgão supremo decisório no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB. As reuniões são de grande porte e contam com a participação de delegações oficiais dos 188 membros da Convenção sobre Diversidade Biológica.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora do projeto (PRS 104/2013), acredita na importância da participação de jovens brasileiros nesses eventos, que possibilitam discussões entre representantes de diversos países, todos interessados em parcerias e acordos que possam diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas.

Os encontros são anuais e realizados em países que validaram a convenção. Em novembro de 2014, Lima, no Peru sediará a COP 20.

De acordo com o Senado, a cada ano serão selecionados três estudantes através de um concurso nacional de redação, coordenado pela secretaria de Relações Públicas do Senado. O três primeiros colocados terão passaportes e vistos emitidos com todas as despesas pagas pelo Senado, além de passagens, hospedagem, alimentação e credenciamento.

A Comissão de Educação irá deliberar conclusivamente o projeto, que recebeu do relator, Senador Cristovão Buarque (PDT-DF), voto favorável.

Foto:  http://www.stockvault.net/

Inscreva-se na nossa newsletter