A Fundação Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais divulgaram na última terça-feira (27), dia mundial da Mata Atlântica, dados florestais de todo o Brasil. Em todo o país, a supressão de vegetação restinga foi de 806 hectares. O Ceará teve o maior desmatamento, cerca de 494 hectares.
Trairi, Amontada e Aquiraz foram os municípios com o maior índice de desmatamento. De acordo com os dados, Trairi apresentou o maior número, 259 hectares de supressão. Mesmo com este resultado, o Brasil apresentou redução de 48% de territórios desmatados em relação a 2011 e 2012. São Paulo, Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro apresentaram redução de desmatamento de 51%, 88%, 43% e 72%, respectivamente.
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) informou que a principal ação para reverter essa situação de desmatamento no Ceará é a fiscalização. Ano passado, foram registradas 131 infrações envolvendo recursos florestais no estado. Desmatamento, queimada, produção de carvão, comércio, transporte e armazenamento irregular de madeira e carvão são algumas das irregularidades.
Fotos: Reprodução