Passaporte verde para estimular o turismo sustentável

EcoFriendly

O Passaporte Verde é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente, que foi apresentada nesta segunda-feira na Jornada da Sustentabilidade no Rio de Janeiro. A iniciativa consiste em um aplicativo para celular ou um guia na internet com roteiros verdes desenvolvidos para os clientes aproveitarem da melhor forma as 12 cidades-sede da Copa no Brasil. 

A programação sugerida conta com atividades que estimulam a prática do ecoturismo. O uso de transportes públicos e hospedagem em estabelecimentos sustentáveis são algumas sugestões dos roteiros para os turistas estrangeiros e brasileiros. Foi realizado um levantamento das possibilidades de roteiros e atividades nas cidades-sede da Copa 2014. Andar de bicicleta, caminhadas e valorização da cultura e gastronomia regional são atividades que serão estimuladas pelo passaporte verde.

Um dos objetivos da campanha é quebrar o mito de que a sustentabilidade é difícil de ser implementada no cotidiano. De acordo com o consultor do Pnuma, Fernando Sousa, os destinos foram selecionados em conjunto com as secretarias de Turismo e Meio Ambiente dos estados.Um dos critérios utilizados foi a proximidade dos locais com as cidades-sedes do Mundial.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter