Sobre energia e tecnologia, Charles McConnell, diretor-executivo da Iniciativa de Energia e Meio Ambiente da Rice University e ex-secretário adjunto de Energia dos Estados Unidos, falou sobre a importância de levar em consideração o uso da tecnologia para a preservação do meio ambiente. McConnel destacou a criação de uma agência de Proteção ambiental nos Estados Unidos na última semana com objetivo de reduzir em 30% as emissões de CO2 na atmosfera até 2030.
Para o diretor-executivo a economia e o meio ambiente devem reconhecer que, para garantir o bem-estar da população mundial, é preciso agir com honestidade e abraçar que ambos são essenciais nesse processo. Para ele escolher um ou o outro lado é agir de forma limitada e não alcança a sustentabilidade de que o planeta precisa.
Sobre essa questão McConnel afirmou que os que defendem apenas o lado da economia, afirmam que a indústria do carvão e os segmentos de petróleo e gás precisam encarar a competitividade econômica, eles negam as mudanças climáticas, e ainda não entendem que empregos e uma economia forte não serão necessários em um mundo com o clima impossível de suportar.
De acordo com o americano os que defendem apenas o meio ambiente parecem não compreender que a discussão não é apenas sobre os impactos globais causados pelos Estados Unidos. É preciso entender que a tecnologia e a liderança podem promover resultados significativos. “Imaginação, inovação e coragem para visualizar o todo e não apenas algumas partes”, destacou.
Segundo o diretor, os moinhos de vento existem desde 1700, carros elétricos existem há mais de 100 anos e as lições sobre a necessidade de diminuir a poluição são ensinadas há muito tempo. Enquanto as pessoas continuam obcecadas sobre a visão norte-americana do mundo, de acordo com Charles é preciso considerar:
1. A média salarial do mundo é apenas uma fração da média de salário nos Estados Unidos.
2. Muitos lugares no mundo estão crescendo em algumas regiões em até 10% ao ano, e este crescimento virá independente da liderança tecnológica dos Estados Unidos. Devemos escolher estar dentro – e não fora – do jogo através do investimento em tecnologias limpas fósseis.
3. O uso continuado de combustíveis fósseis, sem transformador de inserção de tecnologia limpa, vai colocar o futuro de nosso mundo em perigo.
Foto: Reprodução