Pedalar beneficia o humor e o meio ambiente

EcoFriendly

A felicidade é mais um dos benefícios gerados pela prática do ciclismo. De acordo com a pesquisa “Mood and mode: does how we travel affect how we feel?”, que avalia como o transporte escolhido afeta o humor, andar de bicicleta pode deixar o ser humano mais feliz. Pessoas que costumam usar a bicicleta como transporte no seu dia-a-dia são geralmente mais felizes do que aquele que utiliza transporte público ou carro. A pesquisa ainda oferece insights sobre maneiras de melhorar os serviços de transporte existentes.

Segundo os autores da pesquisa os benefícios são muitos. “Nossos resultados sugerem que o uso da bicicleta pode ter benefícios além daqueles associados à saúde e mobilidade normalmente citados”, afirmaram. “Valorizar a experiência emocional no trânsito pode ser tão importante quanto melhorar os recursos de serviços tradicionais, como rodovias e tempo de viagem”, concluíram. De acordo com a pesquisa, depois dos ciclistas, o passageiro de carro é o segundo tipo de viajante mais feliz. Os condutores de automóveis seguem em terceiro lugar. Em último lugar aparecem os pilotos e passageiros de ônibus e trem, considerados os mais infelizes. O trajeto mais longo, menos conforto, e principalmente os congestionamentos são a causa da infelicidade do último tipo.

Além de deixar as pessoas mais felizes, o meio ambiente é favorecido. Entre as causas do aquecimento global, o automóvel é um dos principais agentes poluidores da atmosfera. Cerca de 87% das emissões de substâncias poluentes, vêm dos escapamentos. Segundo o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Inma), o cidadão deixa de lançar no ar, ao deixar o carro em casa, em apenas um dia, 6 quilos de gás carbônico a cada 30km. Sendo assim, cada pessoa que pedala 30 km no decorrer de um ano, livra a atmosfera de quase 2 toneladas de gás carbônico.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter