Smartphones velhos são usados para denunciar crimes ambientais

EcoFriendly

Para detectar o corte ilegal de árvores nas Florestas é usado um sistema que depende de satélites e que leva muito tempo para consolidar os dados sobre a ação criminosa. Para agilizar as ações contra o desmatamento, um novo projeto foi pensado para identificar as ameaças e alertar as autoridades responsáveis em tempo real, o Rainforest Connection (RFCx). O projeto conta com smartphones velhos que são transformados em dispositivos de escuta autônomos movidos a energia solar.

Os aparelhos são configurados para detectar e identificar, mesmo que a longas distâncias, sinais de destruição ambiental, como motosserras, e animais agonizando por conta da caça ilícita. Os dispositivos são instalados no alto das árvores, e cada um capta continuamente todo o som ambiente, e pode captar sons suspeitos em até 1 quilômetro de distância. Depois de capturar o som de atividades suspeitas, o dispositivo lança um alerta para o servidor do programa Rainforest Connection, que gera uma mensagem SMS para os órgãos de proteção.

Estes dados são disponibilizados em tempo real e possibilitam a comunicação com os funcionários de segurança das áreas verdes. Estes, por sua vez, podem responder com rapidez à atividade ilegal. De acordo com a descrição do projeto, que busca apoio no site de financiamento coletivo Kickstarter, os dispositivos receberam uma programação para funcionar em cobertura GSM. Se o projeto receber o valor mínimo desejado, de 100 mil dólares, será possível usar dispositivos para proteger até 300 quilômetros quadrados de florestas na África e no Brasil.

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter