Você é uma adoradora de vinhos e é daquelas que sempre compra em viagens, mas quando chega em casa não tem ideia de onde guardar todas aquelas garrafas lindas? Então você vai adorar o Faça Você Mesmo desta semana.
O No Pátio irá ensinar como fazer adegas com pallets. Não só uma, mas duas formas diferentes, uma um pouco mais elaborada e outra mais simples. Você escolhe qual combina mais com seu estilo e com a decoração da sua casa. Vamos a elas:
Adega de pallets de chão
Materiais:
3 pallets que sejam similares
Parafusos ou pregos
Pé-de-cabra, martelo ou outra ferramenta para desmontar os pallets (Não se esqueça de retirar os pregos)
Régua
Lápis
Serra de bancada
Serra circular
Serra tico-tico
Lixas 60, 80, 120, 180 e 220
Cola para madeira
Máscara
Óculos de proteção
Verniz (para o acabamento)
Colocando a mão na massa
Faça um desenho do seu projeto.
Após desmontar os pallets, separe as tábuas por tamanho e similaridade.
Escolha as medidas da sua adega e marque as tábuas que precisar cortar.
Corte as madeiras nos tamanhos que da sua adega e lixe bastante as tábuas para que a cola, que você irá usar mais para frente, possa aderir.
Limpe bem as tábuas com um pano seco.
Montagem
Cole as tábuas para montar as “paredes” da sua adega. As laterais, o teto e a parte de baixo serão todas feitas da mesma forma. Para facilitar esse processo use o método de grampo (ou sargento). Pegue uma madeira que cubra todas as peças que quer colar, e dois retalhos de madeira. Aparafuse os dois lados conforme a foto. Não aperte o parafuso até embaixo.
Atenção: a parte de trás será feita só no final.
Depois de fazer os sargentos é hora de começar a colagem. Espalhe bem a cola por toda a superfície lateral das madeiras e vá colando uma na outra. Aperte bem e espere secar por 24 horas.
Repita o mesmo processo para fazer o teto e a parte de baixo da sua adega.
Lixe todas as peças com lixa 80, 120, 180 e termine com a 220. Arredonde as bordas para que não haja lascas.
Após lixar todas as “paredes” da sua adega chegou a hora de juntá-las com cola e parafuso. Você vai juntar aos poucos. Passe cola em uma borda, junte com outra e aparafuse. Depois passe para a próxima até colar e parafusar todas as paredes da adega.
Após juntar todos os lados da adega, cole e parafuse dois triângulos nos ângulos superiores para dar firmeza. Não se preocupe, pois eles sairão de lá no final.
Espere secar por 24 horas e vá para o próximo passo.
Tire as medidas das peças que ira usar para fazer os suportes para os vinhos. Use um lápis para marcar onde cortar. Meça e corte a quantidade de peças necessárias para o seu planejamento. Esta adega tem capacidade para 16 vinhos, quatro vinhos por suporte, isso quer dizer que você precisa medir e cortar 8 peças.
Após cortá-las, coloque as garrafas em cima de uma das peças, e organize-as tentando dar um espaçamento igual entre cada uma. Use essa peça como modelo para as outras três.
Após cortar as tábuas para os suportes, trace com um lápis o contorno do fundo da garrafa. Use uma régua para que essas medidas fiquem em linha reta para que as garrafas fiquem bem alinhadas. Com uma serra tico-tico recorte o desenho do contorno da garrafa. Faça isso nas outras três peças, elas ficaram na parte de trás da adega.
Para as peças da frente você vai traçar o contorno do gargalo das garrafas e seguir todo o mesmo procedimento acima. Como o recorte será menor, talvez você não consiga usar a serra tico-tico. Procure uma que consiga fazer esse trabalho para você.
Experimente as peças na adega antes de lixar a colar.
Depois, lixe todas as peças com lixas 80, 120, 180 e 220. Teste novamente as peças no lugar antes de colar. Algumas peças podem não entrar com facilidade, use um martelo de borracha ou de madeira.
Indicamos como medida 17 cm de espaçamento entre o meio de uma meia circunferência e o meio da meia circunferência de cima para as peças de trás.
Na hora de fixar, passe cola nos dois lados das peças e use também dois parafusos por peça.
Para as peças de trás corte-as no tamanho necessário e organize-as conforme desejar.
Use cola de madeira e dois parafusos de cada lado para a fixação de cada peça. Para que a madeira não trinque, fure antes de parafusar.
Repita este processo até que a parte de trás esteja completa.
Após secar, limpe com um pano úmido para tirar a poeira e dê o acabamento que quiser. Você pode pintar da cor que desejar ou apenas passar um verniz e deixá-lo na cor natural.
Para finalizar, você pode aproveitar rolhas de vinho para fazer os pés da sua adega. Atravesse quatro parafusos longos e enrosque rolhas neles. Finaliza a parte de baixo da mesma forma que fez no resto da adega.
Adega estilo prateleira
Materiais:
Pallet de madeira (você pode comprar um pronto ou aprender a fazer aqui)
Régua
Caneta
Serra de arco
Martelo
Formão
Chave Phillips
Fita crepe
Tinta normal para madeira ou spray (para pintura e decoração)
Colocando a mão na massa:
Com o pallet em mãos você vai retirar a terceira e a quinta peça.
Marque com caneta o encontro das peças retiradas com as travessas do pallet.
Tire a medida da fresta lateral do pallet e marque um centímetro a mais nas duas peças retiradas. Esta marca será o recorte que você irá fazer na madeira para que ela caiba na fresta.
Com a serra, faça vários cortes até a altura que você marcou.
Apoie a peça entre os joelhos. Bata o martelo no formão para recortar os pedaços que você já marcou com a serra. Não precisa de muita força. Para os recortes do meio, apoie a peça em uma superfície plana e com o martelo e o formão vá batendo até saírem os pedacinhos.
Como o recorte ficará para o lado de dentro do seu móvel, não precisa se preocupar com os acabamentos dos recortes.
Encaixe as duas peças recortadas nas duas frestas do pallet e parafuse com a chave Phillips.
Ao final, você pode pintar e decorar como quiser.
Confira o vídeo abaixo e veja com esta opção é realmente simples e fácil de fazer:
[youtube width=”850″ height=”344″]https://www.youtube.com/watch?v=uYqNTZddJms#t=150[/youtube]
Pronto, agora é só escolher qual dessas adegas combina melhor com o seu espaço e partir para o trabalho manual.
Fotos: Reprodução/Fora do Escritório