Você é feliz no seu trabalho? Se sente realizado no que faz ou se sente muito estressado? O que te segura no seu trabalho é apenas o seu salário? Não é todo mundo que tem a sorte de ganhar bem e ainda trabalhar em algo que traga prazer.
Se você não se sente feliz no que faz, acha seu trabalho estressante e aguenta tudo isso só por causa do seu salário saiba que não está sozinho nessa. Segundo uma pesquisa feita pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) em 2011, apenas 24% dos brasileiros se sentia realizados com sua vida profissional.
Muitas pessoas até conseguem um salário alto e cobiçado, mas por outro lado são obrigados a conviver com uma carga horária elevada, muitas vezes precisando levar trabalho para casa, cobrança excessiva, competição exagerada e ainda sentimento de insegurança.
Daí surge o dilema: buscar a felicidade profissional e arcar com eventuais prejuízos financeiros ou manter como está e ir até o limite? Ainda segundo a ISMA-BR, muitas pessoas passam por isso diariamente, a dúvida sobre o que fazer em relação a carreira profissional.
Quando se chega a este ponto, algumas pessoas costumam procurar culpados por essa infelicidade profissional. Em grande parte, o vilão não é a sua rotina de trabalho em si, tudo isso é fruto de uma má escolha profissional e, normalmente, isso tem origem na juventude.
É por esses, e outros, motivos que muitos acham que, 17 para 18 anos é muito cedo para que se decida a carreira que vai seguir, na maioria das vezes, pelo resto da vida. As coisas mudam, os sentimentos mudam e as pessoas mudam. Mas, grande parte das pessoas tem medo de mudar suas escolhas e sua vida anos depois.
As pessoas tem medo de mudar de profissão e de ocupação porque isso envolve muitas outras coisas, principalmente a estabilidade financeira que algumas profissões trazem e já outras não.
Seguir infeliz no trabalho também não é uma coisa saudável, se você tem a coragem necessária para mudar lembre-se de duas coisas, tenha uma atitude positiva, que acredite em si mesmo, e se planeje. Faça uma reserva financeira, pois começar em uma nova profissão nem sempre é fácil, e tenha um plano B, para caso as coisas não deem certo.
Mas antes de tudo pense e reflita bem, converse com seu chefe, tente diminuir sua carga horária ou até mude de emprego na mesma área, para ter certeza de que o problema é realmente a sua profissão antes de largar a carreira e começar tudo de novo.
Fotos: Reprodução