Nós sempre ouvimos falar que tomar sol, nos horários indicados, é muito bom para a nossa saúde. Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e seus benefícios. Mas, além de desenvolvimento de ossos firmes e fortes, você sabe quais são os outros benefícios da vitamina D? Olha, não são poucos, não.
Hoje o No Pátio vai te dar uma lista com alguns dos vários benefícios que a vitamina D pode nos oferecer, confira!
Peso – A insuficiência da vitamina D reduz os receptores para insulina nas células, levando à resistência ao hormônio. Com isso, o pâncreas tem que produzir mais insulina, o que prejudica o processamento do açúcar, aumenta o acúmulo de gordura e de substâncias inflamatórias e estimula o apetite.
TPM – Segundo uma pesquisa da Universidade de Massachusetts, mulheres que consomem regularmente leite, queijo e iogurte, fontes de vitamina D, apresentam menos sintomas de TPM. Essa vitamina está envolvida na regulação dos níveis de cálcio no organismo, mineral que alivia as contrações musculares que provocam cólicas.
Coração – Por atuar na nutrição muscular, a vitamina D tem papel-chave no condicionamento do músculo cardíaco e no bombeamento do sangue. Além disso, participa da produção de renina, um dos hormônios mais importantes para o controle da pressão arterial. Ou seja, um baixo nível de vitamina D no nosso organismo faz crescer o perigo de diabetes, obesidade e hipertensão, males que ameaçam a saúde cardiovascular.
Cérebro – Diversas pesquisas já apontaram que a falta de vitamina D está associada a um maior risco de desenvolver doenças como Alzheimer e Parkinson. E um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou que pessoas com níveis adequados de vitamina D são mais resistentes à contaminação por vírus e bactérias do que quem tem deficiência do nutriente e também se recuperam mais depressa quando ficam doentes.
Lembre-se que, por mais que você consuma a vitamina D nas suas mais variadas formas, de nada vai adiantar se você não tomar sol, pois são os raios solares que vão fixar o nutriente no organismo. Também é importante lembrar que o protetor solar absorve os raios UV, impedindo que eles cheguem até a pele e façam a síntese do precursor 7-dehidrocolesterol em vitamina D.
Por isso, já que se deve tomar sol sem o uso do protetor solar, o mais indicado é que isso seja feito até às 10h da manhã e 15 minutos de exposição é tempo suficiente. Se você preferir, pegar sol apenas nos braços e nas pernas, desde que totalmente descobertos, já é o bastante. Não é necessário expor o rosto, já que é uma área bastante sensível.
Fotos: Reprodução