Além de sofrer nas escolas que escolhiam os modelos de carteiras de um lado só, e que sempre beneficiavam somente aos destros, os canhotos podem ter mais uma grande desvantagem em sua vida, mais especificamente na parte financeira.
Um levantamento feito pelo economista de Harvard Joshua Goodman, e que foi publicado no Journal of Economic Perspectives, mostra que os canhotos podem ter um salário menor que os destros.
Segundo a pesquisa, canhotos filhos de mães destras têm, em geral, menos habilidades cognitivas e maior tendência a problemas emocionais e comportamentais e a dificuldades de aprendizagem.
Joshua explica que traumas e estresse durante a gravidez podem ter um papel importante no canhotismo. O fato de uma pessoa ser destra ou canhota não é algo inteiramente genético. De acordo com o economista, isso pode também explicar porque o salário destes canhotos acaba sendo entre 10% e 12% menor do que o de colegas destros.
Quando filhos de mães também canhotas, os canhotos não apresentaram as desvantagens listadas pelo pesquisador que analisou cinco bases de dados, três nos Estados Unidos e duas no Reino Unido, com características familiares, salário e desempenho em testes de matemática e leitura de indivíduos.
Se você é canhoto e sua mãe é destra, nada de começar a se forçar a escrever com a mão direita. E se você for mãe e notar que seu filho pega tudo com a mãozinha esquerda também não o force a usar a mão direita. Isso pode acabar influenciando no aprendizado da criança, na sua coordenação motora e prejudica-lo ainda mais!
Fotos: Reprodução