Como cães entendem nossos sentimentos

Comportamento|Pesquisas|Pet

Quem tem cachorro em casa sabe o quanto eles podem ser espertos. Quando estamos felizes eles já ficam mais agitados e querendo brincar, mas quando estamos tristes, nossos cães ficam quietinhos do nosso lado. Parece até que estão entendendo o que estamos sentindo. Mas será mesmo que os cães entendem nossos sentimentos?

Nós, seres humanos, somos capazes de reconhecer se outra pessoa está feliz, triste ou chateado somente pelo tom da sua voz. Isso se dá porque nosso cérebro possui uma área especializada, responsável pelo reconhecimento de voz.

Após pesquisas com ressonância magnética e um grupo de cães, cientistas chegaram à conclusão de que nossos melhores amigos também possuem essa área. E essa descoberta ajuda a entender como os cachorros parecem tão ligados aos sentimentos de seus donos.

caesentendendosentimentos_nopatio2

“É absolutamente brilhante, uma pesquisa inovadora”, diz a neurocientista da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, Pascal Belin. Ela fazia parte da equipe que, em 2000, identificou as áreas de voz no cérebro humano.

“Eles fizeram o primeiro estudo comparativo, utilizando não humanos, do processamento cerebral de vozes, e eles fizeram isso com uma técnica não invasiva, treinando cães para deitarem em um scanner”, comemora a neurocientista.

O mesmo grupo de cientistas que está por trás da nova descoberta, já havia mostrado que o ser humano pode distinguir com facilidade os latidos alegres dos tristes dos cães. “Os cães e os seres humanos compartilham um ambiente social semelhante”, diz Attila Andics, neurocientista da Academia Húngara de Ciências da Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste, e principal autor do novo estudo. “Então, nós nos perguntamos se os cães também podem obter alguma informação social de vozes humanas.”

caesentendendosentimentos_nopatio5

Para chegar a uma resposta, a equipe resolveram fazer um estudo mais aprofundado do cérebro canino para ver como ele processa diferentes tipos de sons, incluindo vozes, latidos e barulhos naturais.

Os cientistas treinaram 11 cachorros para que eles ficassem parados em um scanner de ressonância magnética, enquanto usavam fones de ouvido. O scanner capturou imagens da atividade cerebral dos cães enquanto eles ouviram a cerca de 200 cães e sons humanos, incluindo lamentações, choro e risadas. O grupo também examinou os cérebros de 22 indivíduos humanos que ouviram o mesmo conjunto de sons. Tanto os cães quanto os humanos ficaram acordados durante esses exames.

O que as imagens revelaram foi que os cérebros dos cães realmente têm áreas de voz e que eles processam vozes da mesma forma que os cérebros humanos. Inclusive, nos cachorros, essas áreas estão em locais semelhantes aos dos humanos. “Isso mostra que cães e os seres humanos têm mecanismos cerebrais semelhantes para processar o significado social do som”, diz Andics.

caesentendendosentimentos_nopatio4

Porém, também existem diferenças. Foi descoberto que, em cães, 48% de suas regiões cerebrais auditivos respondem mais fortemente a sons ambientais, como o motor de um carro, do que as vozes. Por outro lado, nos humanos, apenas 3% de suas regiões do cérebro sensíveis ao som acendeu mais para os sons não vocais.

Continue conversando com seu cachorro. Ele pode até não entender exatamente o que você está falando, mas vai conseguir entender o que você está sentindo.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter