Motivos para cuidar da sua vagina

Comportamento|Dicas|Saúde|Sexo

A vagina não é somente um órgão do nosso sistema urinário e reprodutor. Além de também nos proporcionar muito prazer, ela também pode nos mostrar se nossa saúde está em dia ou não.

Muitas mulheres não sabem, mas com os devidos cuidados ela pode trazer mais prazer tanto para nós quanto para os nossos parceiros e nos dar uma vida sexual ativa e feliz por muito mais tempo, mesmo após a menopausa.

Ainda existem mulheres quem têm vergonha de falar, de tocar e até mesmo de ver sua própria vagina. Mal sabem essas mulheres o quanto é importante tocar e olhar suas vaginas periodicamente.

Manter a sua vagina sempre ativa é importante tanto para a sua saúde quanto a do órgão. Não importa se por meio de masturbação, fazendo sexo com o parceiro ou se através de exercícios específicos para essa parte do corpo, o importante é não se esquecer dela.

Motivos-para-cuidar-da-sua-vagina2

Confira agora alguns motivos pelos quais é tão importante cuidar da sua vagina e mantê-la  sempre em atividade.

Saúde – A saúde da sua vagina traz vários impactos positivos na sua vida. Quando ela está saudável você tem uma energia sexual maior, além de afastar problemas como incontinência urinária, infecções e algumas doenças do útero.

Durabilidade – Assim como o resto do corpo, a aparência da vulva também pode mudar com os anos. Porém, se saudável e bem conservado, seu canal vaginal manterá você sexualmente ativa até seus últimos dias de vida.

Motivos-para-cuidar-da-sua-vagina6

Elasticidade – Por ter um bom poder de elasticidade, a vagina se alonga a ponto de receber o pênis, mesmo os maiores. Manter essa elasticidade é extremamente importante. Nos períodos sem parceiro e sem relação sexual, é bom que se faça uso de um vibrador. Ele, mais do que os dedos que são curtos e finos, vai manter facilmente a lubrificação e a integridade do canal vaginal, além de proporcionar mais prazer.

Poder de atrair – Quem tem os feromônios (odor natural do ser humano) em alta, se torna atraente aos olhos de todos. E o que isso tem a ver com sua vagina? Tudo, já que o bom funcionamento do canal vaginal interfere positivamente também na liberação de nossos feromônios.

Libido – É a libido quem garante nosso desejo sexual, e quanto mais fortes e saudáveis forem os músculos que circundam a vagina, os pubococcígeos, mais alta a libido se manterá. Uma libido baixa, além de interferir diretamente na vontade de praticar o sexo, também dificulta a boa lubrificação do canal vaginal e isso pode provocar dores na hora da penetração.

Motivos-para-cuidar-da-sua-vagina5

Músculos treinados – Quem consegue comandar os músculos da vagina tem o poder de apertar muito forte o pênis. Isso traz orgasmos muito mais intensos. Como conseguir esse poder? Basta treinar sua musculatura vaginal com o pompoarismo ou ginástica íntima, exercícios de contração e relaxamento dos músculos vaginais.

Lubrificada mesmo após a menopausa – A vagina pouco lubrificada interfere no desempenho sexual. A falta da lubrificação traz dor no momento da penetração. Contrações feitas em intervalos regulares (como diariamente, por exemplo) garantem a manutenção do tônus e a lubrificação desta área, mesmo após a menopausa.

Motivos-para-cuidar-da-sua-vagina1

Olhando sua vagina – Muitas doenças poderiam ser descobertas e tratadas já no início se as mulheres olhassem mais suas vaginas e percebessem a tempo que algo não estava normal. Sendo assim, olhe regularmente sua vagina usando um espelhinho para ver se não há carocinhos, verrugas ou algo fora do normal.

Não tenha vergonha da sua vagina! Cuide bem dela para que você também tenha uma boa saúde. E o mais importante, visite seu ginecologista regularmente e mantenha sua saúde íntima sempre em dia.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter