Os smartphones chegaram para ajudar a facilitar nossas vidas até mesmo em relação ao trabalho. Ter acesso a aplicativos como wathsapp torna mais fácil entrar em contato rapidamente com pessoas do trabalho, inclusive seu chefe quando ele permite, quando não é possível fazer ligação.
Poder responder e-mails do próprio aparelho celular e a qualquer momento também é outra ajuda que os smartphones acabam nos dando.
Porém, ficar ligado ao trabalho e respondendo e-mails a toda hora, mesmo que fora do expediente, pode não ser legal para a saúde do funcionário.
Segundo uma pesquisa da Univerdade Northern Illinois, nos Estados Unidos, empregados muito concentrados em responder e-mails, além de ter uma qualidade de sono pior, estão mais suscetíveis a faltar o trabalho por problemas de saúde.
Para chegarem a essa conclusão os pesquisadores ouviram 303 pessoas que disseram responder e-mails de trabalho não só no horário do expediente como também nos finais de semana, férias e até mesmo quando estavam doentes.
Os participantes também mostraram aos pesquisadores os dois últimos e-mails respondidos e em quanto tempo eles responderam.
Essa urgência em responder e-mails, independente de dia e hora, ganhou da autora da pesquisa o nome de “telepressão”. Larissa Barber, que também é professora de psicologia da Universidade, afirma que o exagero pode reduzir um dos principais benefícios da tecnologia, que é poder trabalhar de qualquer lugar.
“Essa flexibilidade pode ter efeitos colaterais. Os funcionários começam a achar que precisam estar sempre disponíveis e responsivos às demandas de trabalho o tempo todo. Esse tipo de comunicação contínua faz com que as pessoas não tenham tempo para se recuperar do trabalho”, explica ela.
A professora também descobriu, analisando as características pessoais dos voluntários, que traços de personalidade não têm muita interferência. Nesses casos, o que conta mais é a cultura da empresa ou do departamento.
“Assim que possível significa muitas coisas para diferentes pessoas, mas é claro que você fica preocupado em impressionar seu chefe ou colegas, então você pensa que precisa fazer aquilo imediatamente”, afirmou à revista “Time”.
O mais recomendado por especialistas é que as empresas desenvolvam políticas sobre o assunto e definam exatamente qual é a expectativa em torno do assunto, como indicar períodos nos quais não se espera que os profissionais respondam qualquer mensagem.
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