Uma doença chamada ansiedade

Comportamento|Estilo de Vida|Love-se!|Saúde

Ter um pouco de ansiedade não faz mal a ninguém, alguns acontecimentos e eventos realmente deixam as pessoas mais ansiosas. Porém, só quem sofre com esse problema frequentemente e por motivos que não tem a menor necessidade sabe realmente o quanto isso é ruim e como pode atrapalhar a vida de várias formas diferentes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e tratamento de estresse no mundo (ISMA-BR), As mulheres costumam ser mais ansiosas do que os homens.

De acordo com o estudo, enquanto 88% das mulheres sofrem de ansiedade, ela atinge 81% dos homens. E ela é a emoção mais sentida por pessoas com alto nível de estresse.

Uma-doença-chamada-ansiedade1

Para chegarem a essas conclusões, os pesquisadores entrevistaram profissionais de setores como educação, finanças, serviços e saúde de São Paulo e Porto Alegre. Foram 1.086 homens e 814 mulheres, todos com idade entre 23 a 58 anos.

Segundo a pesquisa, o motivo para toda essa ansiedade é a quantidade de tarefas assumidas pela mulher atualmente.  Ela se preocupa com o seu lado profissional, além de ter de cuidar dos serviços de casa e da família, o que também sempre causa preocupação. Com todos esses afazeres e coisas para cuidar, a mulher acaba dando uma importância menor para a própria vida.

De acordo com os especialistas, a ansiedade é uma reação completamente normal, principalmente quando se está diante de uma situação que apresenta medo, expectativa ou dúvida. Estar ansioso antes de fazer uma entrevista de emprego, uma prova importante ou até mesmo de conhecer afetivamente alguém, por exemplo, é totalmente natural.

Uma-doença-chamada-ansiedade5

Quando a pessoa passa a sofrer muito por conta da ansiedade e esse sentimento vira um transtorno é que é o problema. Esse transtorno terá impacto direto na sua vida familiar, profissional e social, podendo até causar danos para a saúde.

Segundo a Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta), esse tipo de ansiedade exagerada pode ser caracterizada como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que é a preocupação excessiva e persistente, com intensidade, duração ou frequência desproporcional ao fato que provocou essa ansiedade.

A psiquiatra Renata Bataglin explica que o transtorno da ansiedade generalizada vem acompanhado de sintomas como inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, palpitações, falta de ar, taquicardia, sudorese, dor de cabeça, alterações nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares, mãos frias e pegajosas, boca seca, suor excessivo, frequência urinária aumentada e até mesmo dificuldade para engolir, entre outros.

Uma-doença-chamada-ansiedade9

Se você sofre com a ansiedade fique atenta a estes sintomas. Caso perceba que ela está começando a atrapalhar de alguma forma a sua vida procure um médico para que possa ser feito um diagnóstico correto.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada possui tratamento, ele inclui medicamentos antidepressivos e ansiolíticos (tranquilizantes), psicoterapia e acompanhamento constante de um especialista.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter