Nós já falamos sobre como anda cada vez mais complicado se colocar no mercado de trabalho, principalmente em boas colocações. A corrida por um bom emprego está cada vez mais apertada. Uma boa graduação já não é mais suficiente para chegar à frente dessa corrida.
O No Pátio já mostrou para você aqui como montar seu currículo de uma forma que ele chame mais atenção dos recrutadores, com isso você já ganha alguns bons pontos.
Porém, existem alguns pontos que muitas vezes os candidatos a emprego não se preocupam muito, mas que podem fazer com que eles não sejam contratados. Alguns outros pontos podem fazer com quem conseguiu o cargo, perca o emprego.
Os jovens possuem características que o mercado de trabalho anda procurando muito, a ambição. Mas são eles também que ainda deixam a desejar em relação a alguns aspectos como habilidades técnicas e comportamentais.
Confira quais são os pontos mais comentados e onde você não pode errar para ser contratado e ter uma carreira longa em uma empresa.
Inglês – Hoje em dia quem não sabe uma segunda língua já fica para trás. A preferência continua sendo pelo inglês. Não adianta ter uma boa compreensão e conseguir ler e traduzir documentos, hoje é preciso que se seja fluente na língua. Além disso, ter um inglês fluente é um dos requisitos para participar dos grandes programas de trainee.
Conhecimento – Com um acesso fácil à informação que nós temos hoje, principalmente com a internet, os jovens sabem um pouco de tudo. Porém, é aí que está o erro, pois o saber um pouco de tudo não importa quando não se sabe muito de nada.
É importante que se invista em estudos, leituras e pesquisas, pelo menos nas áreas de sua formação que mais lhe interessam. Explore e se aprofundo pelo menos no que você gosta e/ou se sai melhor.
Expectativas exageradas – Ter certa ambição é algo que chama a atenção no mercado de trabalho, porém quando essa ambição passa a ser exagerada pode ser um problema para você.
Traçar objetivos e metas para a sua carreira é importante, mas você deve ter certo cuidado. Você deve levar em conta o tempo médio necessário para fechar ciclos e evoluir profissionalmente, além de ter consciência do que a empresa tem e pode oferecer a você.
De acordo com especialistas empresas de tecnologia e do mercado financeiro permitem ascensão (principalmente salarial) mais rápida.
Concentração durante o trabalho – Para algumas empresas as redes sociais e os aplicativos de mensagens podem atrapalhar o rendimento. Para elas os jovens precisam estar totalmente conectados ao trabalho para que eles não se desliguem e sejam 100% produtivos.
Se você não consegue ficar longe das redes sociais e acha isso besteira, os especialistas afirmam que o sucesso chega realmente mais cedo para os proativos que não perdem tempo.
Comprometimento com a empresa – Como nós já falamos aqui, funcionários que mudam de emprego constantemente não são vistos com bons olhos. Essa rotatividade mostra pouco, ou nenhum, comprometimento do funcionário para com a empresa.
Comprometimento é uma das principais preocupações da empresa, ela procura, e investe e oferece melhores condições, para aqueles funcionários que realmente vestem a camisa da empresa.
Para demonstrar comprometimento você deve participar de projetos que realmente possam trazer benefícios para a empresa, manter certa relação com seu gestor direto e não se abalar com pequenos conflitos profissionais.
Porém, nada de transformar essa relação com seu gestor numa relação de velhos amigos. Não force intimidade. Tenha uma relação profissional, porém aberta e leve.
Antes de aceitar um emprego é ideal que se faça uma breve pesquisa sobre a empresa para saber se você realmente se encaixa lá. Entrar em uma empresa para sair logo e repetir esse processo várias vezes só vai queimar o seu currículo.
Estudo, se informe, assista as aulas de inglês de verdade, procure grupos de conversação na sua cidade. Invista em você que sua carreira será beneficiada.
Fotos: Reprodução