Vacina contra poliomielite será injetável

Comportamento|Saúde

Esta semana foi anunciado que a vacinação contra a poliomielite não será mais através das famosas “gotinhas”. Por medida de segurança, o Ministério da Saúde optou pela utilização da vacina injetável! O método já existe em outras partes do mundo.

Ainda não se sabe quando a medida entrará em vigor, mas foi divulgado um informe técnico para as secretarias estaduais de Saúde, alertando para a mudança em 2012. O método injetável é mais seguro do que a Sabin (vacina oral) por se produzida com o vírus morto, ou inativado.

A troca de vacinas já era esperada há muito tempo pela Sociedade de Imunizações. Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim-RJ), a médica Isabella Ballalai, apesar do método ser utilizado em todos os países desenvolvidos, o processo de alteração não é tão simples assim.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estudo sobre a nova versão ainda está em andamento e envolve vários especialistas. “Eles avaliam a tecnologia, custo benefício, custo efetividade, além do impacto epidemiológico, imunológico e logístico. Essa análise ainda depende de capacidade produtiva dos laboratórios e capacitação de profissionais”.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter