Quem tem filhos ainda na idade infantil, principalmente aqueles bebês e crianças, sabe o quanto pode ser preocupante, e algumas vezes até desesperador, vê-los doente.
A qualquer sinal de dor e com aquela vontade de proteger o filho de qualquer mal que possa atingi-lo, sem contar ainda o sentimento de impotência ao não saber o que fazer para a criança melhorar, a maioria dos pais já corre logo para o hospital a procura de atendimento em emergências.
Outro problema bastante comum atualmente é a dificuldade de se ter um pediatra já de família que atendê-los a qualquer momento. Por isso a procura pelas emergências. Lá os pais têm a certeza de que seus filhos serão atendidos a hora que for e ainda podem fazer exames e ser medicados já no local caso seja necessário.
Pensando nisso e em estudos que apontam que até 70% dos casos atendidos nas emergências infantis não são graves e poderiam ser resolvidos no consultório do pediatra e até mesmo pelo telefone, muitas empresas de serviços médicos e planos de saúde de alto padrão estão oferecendo visitas domiciliares de pediatra e até plantão telefônico. Tudo isso para evitar que os pais levem as crianças ao hospital sem que seja realmente preciso.
No caso dos plantões telefônicos com enfermeiras e pediatras 24 horas à disposição, os médicos não podem fazer diagnósticos nem prescrever medicações por telefone, norma do Conselho Federal de Medicina, então eles servem mais como um tira dúvidas mesmo.
Esses plantões orientam os pais em questões como dosagem de remédios, resfriados e febres. Já em casos que requerem uma atenção maior como infecções e febres insistentes, o pediatra já vai até a casa do paciente.
Segundo o gerente médico da Omint, Marcos Loreto, esse tipo de serviço vem a melhorar a vida dos pacientes evitando que as crianças sejam expostas a ambientes contaminados, como os dos hospitais, sem necessidade.
Além de avaliar o paciente, nas visitas a domicílio os médicos também podem prescrever remédios e ainda são capazes de fazer alguns exames.
De acordo com a responsável pelo programa de plantão pediátrico da Amil, Izabel Pellicciari, mais de 90% das dúvidas são resolvidas pelo telefone sem que o paciente precise se deslocar até o hospital.
Esperamos que esses serviços cheguem em todos os planos de saúde para facilitar a vida de um maior número de pais e pacientes e evite uma procura exagerada por hospitais e emergências.
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