Atendimento pediátrico em domicílio

Comportamento|Crianças|Saúde

Quem tem filhos ainda na idade infantil, principalmente aqueles bebês e crianças, sabe o quanto pode ser preocupante, e algumas vezes até desesperador, vê-los doente.

A qualquer sinal de dor e com aquela vontade de proteger o filho de qualquer mal que possa atingi-lo, sem contar ainda o sentimento de impotência ao não saber o que fazer para a criança melhorar, a maioria dos pais já corre logo para o hospital a procura de atendimento em emergências.

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Outro problema bastante comum atualmente é a dificuldade de se ter um pediatra já de família que atendê-los a qualquer momento. Por isso a procura pelas emergências. Lá os pais têm a certeza de que seus filhos serão atendidos a hora que for e ainda podem fazer exames e ser medicados já no local caso seja necessário.

Pensando nisso e em estudos que apontam que até 70% dos casos atendidos nas emergências infantis não são graves e poderiam ser resolvidos no consultório do pediatra e até mesmo pelo telefone, muitas empresas de serviços médicos e planos de saúde de alto padrão estão oferecendo visitas domiciliares de pediatra e até plantão telefônico. Tudo isso para evitar que os pais levem as crianças ao hospital sem que seja realmente preciso.

No caso dos plantões telefônicos com enfermeiras e pediatras 24 horas à disposição, os médicos não podem fazer diagnósticos nem prescrever medicações por telefone, norma do Conselho Federal de Medicina, então eles servem mais como um tira dúvidas mesmo.

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Esses plantões orientam os pais em questões como dosagem de remédios, resfriados e febres. Já em casos que requerem uma atenção maior como infecções e febres insistentes, o pediatra já vai até a casa do paciente.

Segundo o gerente médico da Omint, Marcos Loreto, esse tipo de serviço vem a melhorar a vida dos pacientes evitando que as crianças sejam expostas a ambientes contaminados, como os dos hospitais, sem necessidade.

Além de avaliar o paciente, nas visitas a domicílio os médicos também podem prescrever remédios e ainda são capazes de fazer alguns exames.

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De acordo com a responsável pelo programa de plantão pediátrico da Amil, Izabel Pellicciari, mais de 90% das dúvidas são resolvidas pelo telefone sem que o paciente precise se deslocar até o hospital.

Esperamos que esses serviços cheguem em todos os planos de saúde para facilitar a vida de um maior número de pais e pacientes e evite uma procura exagerada por hospitais e emergências.

 

Fotos: Reprodução

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