Você é uma daquelas pessoas que luta para ter uma boa noite de sono em qualquer lugar que não esteja completamente escuro e com um silêncio mortal? Talvez seus problemas estejam mais perto de acabar! Um novo estudo descobriu que tomar 1mg do hormônio Melatonina ajuda as pessoas a obterem mais – e melhor qualidade – de sono em ambientes ruidosos e de luz, quando comparado ao uso de tampões de ouvido e uma máscara de olho.
A pesquisa foi realizada em participantes saudáveis, mas o objetivo é ajudar no descanso de pacientes nas unidades de terapia intensiva (UTI) de hospitais, apesar de estarem constantemente rodeados por atividades e barulhos. Mas afinal, o que é a tal Melotonina? A gente explica!
A melatonina é o hormônio que é liberado naturalmente pelo nosso corpo, na ausência de luz, para estimular a sonolência, e já é utilizado para tratar distúrbios do sono ou ajudar as pessoas a superar o jet lag (fadiga de viagem).
Mas a nova pesquisa sugere que pode também ajudar as pessoas a dormirem em ambientes com barulho ou situações onde estão sendo incomodadas por luzes fluorescentes – como em UTIs, onde os pacientes precisam descansar para haver uma melhora significativa.
Para testar o quão bem funciona a melatonina, pesquisadores da University Medical Capital na China colocaram 40 voluntários saudáveis em uma simulação do período noturno de uma UTI por quatro noites. Eles passavam por situações com interrupções frequentes e sons e luzes estranhos.
Após a experiência do ambiente da UTI os pesquisadores então dividiram os indivíduos em quatro grupos. O primeiro grupo, sem saber, recebeu um placebo. O segundo, então, recebeu tampões de ouvido e máscaras para os olhos. O terceiro grupo foi dado 1mg de melatonina e o quarto grupo foi deixado à própria sorte antes de deitar. Em seguida, foram colocados no ambiente da UTI novamente.
Eles descobriram que, como eles esperavam, a UTI prejudicou os padrões de sono de todos. Mas aqueles que tinham recebido a dose de melatonina ou a máscara de olhos e tampões para os ouvidos, tanto dormiram e adormeceram mais rápido do que os outros grupos, e acordaram com a frequência cardíaca mais controlada e sentiram menos ansiedade ao acordar.
Mas, no geral, a melatonina proporcionou uma melhor noite de sono do que os tampões de ouvido e máscara para os olhos e fez com que os participantes passassem mais tempo no sono REM.
Eles também mediram a quantidade de melatonina no sangue dos participantes durante o estudo, e perceberam que o ambiente da UTI diminuiu os níveis em todos os participantes – mas aqueles que, em seguida, tomaram a melatonina, tinham níveis mais elevados do que os outros grupos.
Os resultados foram publicados na revista Critical Care, e sugerem que, no futuro, a melatonina poderá ajudar na recuperação do paciente da UTI graças ao repouso causado pelo hormônio. Além disso, o teste reforça a ideia de que o hormônio poderá ajudar alguém que está tendo sua noite de sono prejudicada por luzes artificiais e sons.
Mas, antes de você recorrer a esse tipo de alternativa para ter uma boa noite de sono, procure formas mais fáceis para alcançar o mesmo descanso. Algumas atitutdes simples como aperfeiçoar sua alimentação, praticar exercícios físicos regularmente e manter um estilo de vida saudável são pções certeiras quando o assunto é qualidade de vida e consequentemente, um sono melhor! Lembre-se: a suas práticas diárias irão refletir diretamente no seu descanso pela noite!
Fotos: Reprodução