Ter um animalzinho de estimação e conviver com ele, é quase como ser casado. Seu companheiro peludo te acompanha nos momentos bons e até mesmo nos ruins. Ele sabe como te dar carinho e como te dar atenção. Só não te ajuda em casa, pelo contrário. Mas nada como ter na parceria desses fofinhos um resultado muito maior do que uma simples companhia.
O No Pátio trouxe nove maneiras pelas quais nossos amigos fazem de nós pessoas mais saudáveis e bem mais felizes, pois acabam nos entendendo (sim, eles nos entendem) e se adaptam a nossas personalidades complexas. Vem conferir!
– Eles ajudam a diminuir a ansiedade.
Independente da rotina do dia, aquela recebida em casa do nosso cachorrinho sempre nos faz esquecer de todos os problemas do dia. Pesquisas mostram que ficamos automaticamente mais felizes quando estamos com eles. Um estudo da Universidade Georgia State descobriu que os cães podem reduzir sentimentos de estresse e solidão em estudantes universitários. Também, pesquisas publicadas no Journal of Personality and Social Psychology sugerem que ter um bicho de estimação torna nosso ambiente em geral mais feliz.
– Eles sentem ciúme.
Não estamos sozinhas nessa, cachorros também sentem ciúmes! Segundo um estudo da Universidade da Califórnia em San Diego, pesquisadores descobriram que os cachorros demonstravam essa emoção quando viam seus donos interagindo com um cachorro de pelúcia robô. Soa familiar? Na verdade, somos mais parecidos com eles do que imaginamos. Até nas coisas ruins.
– Nos conectamos com eles naturalmente.
Nossa relação com os caninos vai além de ser algo exterior, mas nossa conexão com eles pode ser explicada até mesmo por um hormônio produzido em nosso cérebro. Quando estamos agarrados com nossos bichos de estimação, ocorre a liberação da oxitocina (também conhecida como o hormônio do amor). O hormônio é produzido para aumentar a confiança entre humanos e, até mesmo, auxilia a interação entre mãe e bebês. Então, ele pode fazer com que os cachorros prestem mais atenção nos humanos. O resultado disso é uma relação mais próxima entre dono e cachorro.
– Eles leem nossas expressões faciais.
Lendo as emoções nos nossos rostos cães sabem quando estamos felizes ou irritados, segundo um estudo recém-publicado na revista Current Biology. Isso provaria que eles percebem realmente as emoções transmitidas pelo nosso rosto, aos sentimentos expressados e nossos comportamentos (e talvez explique como eles simplesmente sabem quando você está passando por aquela separação terrível).
– Eles nos curam.
Cachorros também ajudam a aliviar o estresse de quem passou por traumas e momentos difíceis. Cães terapêuticos, como aqueles usados depois de eventos grandes, como o atentado na maratona de Boston ou por veteranos de guerra, ajudam a auxiliar em situações difíceis. Estudos mostram que esses cães treinados podem aliviar o transtorno de estresse pós-traumático.
– Eles são intuitivos quando se trata da nossa saúde.
Um cachorro pode até mesmo ajudar a manter nosso bem estar físico, e não somente auxiliar no nosso nível emocional. Os cães têm um senso de olfato apuradíssimo, tanto que podem detectar pelo faro algo que possa te causar alergias. Não só isso: alguns cães, especialmente os treinados, podem detectar alguns tipos de câncer em humanos. Outros podem ajudar se você estiver tendo uma convulsão.
– Os germes deles podem fazer bem para os humanos.
Estudos mostram que a exposição a certas bactérias inofensivas dos cães pode ajudar os donos a ter um sistema imunológico mais forte. Pesquisadores da Universidade do Arizona estão lançando um novo estudo para ver se a bactéria encontrada em cachorros incentiva o crescimento benéfico de alguns microrganismos nos humanos – suficientes para diminuir espirros, coceiras e, até mesmo, erupções na pele causadas por reações alérgicas.
– Eles nos consideram família.
Que eles fazem parte da nossa família, nós já sabemos, mas será que fazemos parte da família deles? Pesquisadores examinaram scans cerebrais de caninos e descobriram que eles não só nos amam, mas nos enxergam como parte de sua tribo e dependem mais de nós donos do que de seus iguais para receber afeto e proteção.
– Eles nos amam como somos.
Não importa o que você faz, quanto você ganhe ou se você é careca: os cachorros nos aceitam como somos. E eles deixam isso muito claro. Os cães nos amam incondicionalmente – e justamente por isso nós os amamos. E é por isso que a companhia deles é tão importante para nós.
Se você está passando por um momento difícil, ou até mesmo sem motivos, adote um pet. Mas lembre-se: adotar é ser responsável! É cuidar, amar e dar atenção. Somente dessa forma você vai poder perceber os resultados benéficos nesse relacionamento. Como falamos, é como um casamento, precisa da parceria dos dois!
Fotos: Reprodução