O sequestro infantil tem se tornando algo cada vez mais recorrente. De acordo com o International Centre for Missing and Exploited Children (ICMEC), em todo o mundo, todos os anos, em média oito milhões de crianças são sequestradas e vendidas por traficantes para exploração sexual ou outros fins. O americano Joey Salads é popular no YouTube por seus vídeos engraçados, mas desta vez o comediante decidiu fazer algo diferente ao realizar o que chamou de um “experimento social.”
Com mais de dois milhões de compartilhamentos e 5,7 milhões de visualizações, o vídeo que viralizou na Internet nas últimas semanas não tem um caráter tão humorístico, deixando muitas pessoas espantadas ao constatar a facilidade do ator ao conseguir com que crianças que nunca o tinham visto antes conversassem e saíssem de mãos dadas com ele, diante do olhar assustado das mães.
O vídeo se inicia com Salads interrogando uma mãe a respeito da quantidade de vezes que ela já pediu a sua filha que não conversasse com estranhos. A mulher então afirma categoricamente que todos os dias diz isso à filha. “Então se eu for até a sua filha, você acha que ela conversará comigo ou irá embora?”, insiste o humorista. “Tenho certeza de que ela não falará com você. Mas pode tentar, se quiser”, responde a mãe, apontando para Salads qual das crianças é sua filha. As cenas seguintes mostram o ator indo até a garotinha acompanhado de um bonito cachorro que rapidamente deixou a criança deslumbrada, e seduzida pela promessa de ver novos filhotinhos em um outro local, segue de mãos dadas com o “estranho” para fora do parque. Usando a mesma estratégia com duas outras crianças e obtendo êxito também com elas, Salads finaliza o vídeo com uma pergunta: “Será que seus filhos estão seguros?” Apesar do sucesso e apoio do público, críticas à atuação de Joey também surgiram. Entre elas, a da escritora americana Lenore Skenazy, autora do livro “Free Range Kids: How to Raise Safe, Self-Reliant Children (Without Going Nuts with Worry)” (Crianças em Liberdade: Como Criar Filhos Seguros e Autossuficientes (Sem Ficar Maluca de Preocupação), que o ironiza dizendo: “Obrigada, Senhor Salads! Você conseguiu esvaziar os parquinhos, fazer com que as crianças fiquem agora trancadas em casa e congelou o coração dos pais com uma grande mentira e um cachorro fofo”.
Para formar sua própria opinião sobre o experimento, confira baixo o vídeo na íntegra!
[youtube width=”850″ height=”580″]https://www.youtube.com/watch?v=gGIDHrYKJ2s[/youtube]
A realidade é que embora o vídeo tenha sido uma encenação, especialistas aconselham aos pais fazerem recomendações básicas as crianças para evitarem esse tipo de perigo, como por exemplo, aconselhá-las a não aceitar nada de desconhecidos (doces, balas, chicletes), não acreditar em conversas de estranhos, como se estivessem trazendo recado de familiares, e gritar bastante até conseguir chamar a atenção dos pais no caso de estarem desacompanhadas e sentir que estão sendo seguidas.
E você? Como procura proteger seus filhos contra os perigos da vida moderna? E o que achou do experimento de Joey Salads? Conta pra gente!
Fotos: Reprodução