Entre os significados da cor vermelha estão paixão, energia e excitação. Em se tratando de religião, vermelho é a cor da carne, do pecado e das tentações carnais. Na política, a cor é associada ao poder e ao espírito revolucionário, sendo a cor do comunismo e das ideologias de esquerda.
A tonalidade também estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, ajuda a dar energia ao corpo e elevar a autoestima. O que muita gente não sabe é que uma gravata vermelha em um homem pode transparecer muito mais do que um símbolo de poder ou o desejo de parecer mais atraente aos olhares de pretendentes.
De acordo com um estudo publicado recentemente na revista na revista Biology Letters, homens que usam a cor vermelha transmitem uma impressão de hostilidade. Pesquisadores da Universidade de Durham, na Inglaterra, revelaram que a percepção da cor pode ter origem evolutiva, já que é ligada também à sinalização de perigo entre animais.
Foram avaliados no estudo 50 homens e 50 mulheres, que emitiram opiniões sobre fotos de homens usando camisetas nas cores azul, vermelha e cinza. Para a maioria dos entrevistados, os homens que usavam a cor vermelha aparentavam ser pessoas dominadoras, violentas e raivosas.
Nos últimos anos, pesquisas revelaram que as cores são diretamente ligadas a nossas emoções mais primitivas, representando em muitas culturas sentimentos como paixão e medo. Em situações relacionadas aos estudos, como provas, por exemplo, a presença do vermelho causa ansiedade e nervosismo nos candidatos, piorando desta forma o seu desempenho.
Conhecedoras dos efeitos dessa tonalidade, algumas equipes esportivas desestabilizam os adversários usando-a em uniformes e bandeiras. Para o sexo oposto, o vermelho permanece sendo visto como signo de poder , tornando em algumas ocasiões homens e mulheres mais atraentes.
Entretanto, a pesquisa científica mostrando como a cor está diretamente conectada a características como agressividade e dominância é a primeira realizada até o momento. “Sabemos que tem efeito no cérebro humano. Isso está em nossa cultura, como usar a ‘gravata do poder’ (vermelha, evidente) nos negócios ou pressionar o alerta vermelho“, diz Diana Wiedemann, antropóloga e uma das autoras do estudo.”
Com base na pesquisa, devemos ter cautela ao usar a cor em situações sociais. Afinal, passar uma imagem de alguém agressivo pode trazer desvantagens em muitos aspectos da vida.
Fotos: Reprodução.