Quem acredita que é no final de semana que o Facebook, Twitter e Instagram funcionam a todo vapor, está completamente enganado. De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa que acompanha o desenvolvimento de mídias sociais, os dias em que as postagens chegam ao pico são de terça a quinta-feira.
O Scup- ferramenta brasileira mais usada por quem faz monitoramento, gestão e análise de mídias sociais, analisou uma amostra de quase 34 milhões de posts e comentários em 2012 e concluiu que é muito difícil confiar que a qualquer hora do dia irá se conseguir obter a atenção dos usuários das redes sociais.
“Cada vez mais, as agências e empresas precisam conhecer o seu público nas redes sociais, para direcionar o conteúdo certo, na rede certa e no horário com mais impacto. Por esse motivo, é importante ter mapeado com quem você quer interagir e quais são os seus hábitos e costumes nas redes sociais”, indica o co-fundador da ferramenta, Diego Monteiro.
Em sua quarta edição, a pesquisa “Horários Nobres das Redes Sociais”, dessa vez analisou cerca de 86 milhões de postagens e comentários apanhados pela ferramenta em 2013. Sendo o Twitter o que ocupou o primeiro lugar no ranking de participação (57,2%), seguido pelo Facebook (40,9%) e Instagram (1,9%).
De acordo com os dados revelados pelo estudo, os dias de mais acessos mudam bastante para cada uma das redes sociais citadas. À medida que o Facebook e o Twitter ganham aumento no número de acessos a partir da segunda-feira, chegando ao ápice nas quintas-feiras, com o Instagram ocorre o inverso, ou seja, os usuários fazem mais postagens nos finais de semana.
Em relação aos horários, o Facebook tem um feed de notícias mais agitado nas faixas de 11 às 12 horas e das 16 às 17 horas. O Twitter começa a ter um número expressivo a partir das 11 horas e mantém um padrão médio durante o restante do dia. Já no Instagram aproximadamente 32% das publicações são feitas no sábado e no domingo e o horário noturno é o preferido dos internautas.
Ainda conforme o levantamento houve um aumento de 97% das publicações nas redes sociais em 2014. E você, tem um horário preferido para fazer postagens? O No Pátio quer saber…
Fotos:Reprodução.