Dormir bem ajuda a viver mais e melhor

Comportamento|Pesquisas|Saúde

Há quem acredite que por mais importante que seja o sono, a vida é curta demais para se perder tempo dormindo. Pesquisas já mostraram que, para o corpo, o sono recupera as energias físicas, ajuda a controlar o peso, fixa a memória e entre estes e vários outros benefícios, prolonga a expectativa de vida. Ou seja, quem dorme mais, além de prevenir doenças e melhorar a aparência física, também vive mais.

É durante o sono que o organismo produz mais hormônios que possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular. Com um sono insatisfatório, as células são mal repostas. Sendo assim, as pessoas que costumam não dormir bem envelhecem mais depressa. “O sono desempenha uma função fundamental para o funcionamento do corpo”, afirma o neurologista Rubens Reimão, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

sono 2Para a longevidade,ele é determinante, de acordo com uma pesquisa publicada por médicos da Universidade de Nagoya, no Japão. Foram avaliados durante 12 anos os hábitos de sono de 5000 moradores da cidade de Gifu. Como resultado, constataram que a expectativa de vida de quem dorme menos de sete horas por dia é quase duas vezes menor que a das pessoas que descansam em torno de sete e dez horas.

“O sono é o mais importante indicador de quanto tempo uma pessoa viverá. Mais importante até que seus hábitos de risco, como tabagismo e sedentarismo, ou alguns níveis metabólicos vitais como pressão arterial e nível de colesterol no sangue”, diz William Dement, fundador do primeiro Centro de Estudos do Sono, na Universidade de Stanford, Estados Unidos.

sono 3Outro ponto interessante revelado pela pesquisa é que ficar sem dormir desfavorece a conexão entre os neurônios. No Reino Unido, em torno de 20%dos acidentes de trânsito são causados por motoristas que dormem ao volante.

Portanto, cair nos braços de Morfeu é gostoso, faz bem e ainda ajuda a manter-se jovem por mais tempo. Está esperando o quê?  Vá dormir!

 

 

Fotos:Reprodução.

 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter