Quando a organização sai do controle, a vontade que dá é de abandonar tudo, certo? Pensando em facilitar a vida de pessoas que sentem esse ímpeto, a japonesa Marie Kondo lançou vários livros especializados em organização, que logo viraram best sellers, garantindo a ela uma classificação entre as 100 pessoas mais influentes do mundo!
Sendo uma das maiores especialistas em arrumação, Marie tem seus serviços requisitados por pessoas de diversos países, com uma lista de espera que pode durar até três meses. Em seus guias, ela não foge da cultura oriental. Assim como no Feng Shui, a japonesa defende que a organização da casa interfere diretamente em nosso organismo e bem estar.
Marie Kondo percebeu desde cedo os primeiros indícios de que não era uma menina comum. Aos cinco anos era uma garotinha tímida que gastava seu tempo arrumando as prateleiras de livros da sala de aula e o armário em que se guardavam vassouras e material de limpeza. Com isso, logo desenvolveu uma visão crítica sobre a questão da arrumação, passando a refletir sobre como muitos métodos de organização deixavam a desejar.Em seu principal livro, “A mágica da arrumação”, Marie Kondo defende que não se deve acumular objetos dentro de casa e que não existe arrumação eficaz que seja realizada aos poucos. “Arrumar a casa não tem nada de prosaico: é uma decisão capaz de revolucionar nosso estilo de vida e mudar nosso modo de pensar. Ao organizar seus pertences, a pessoa reencontra seu foco e faz as pazes com ela mesma”, diz.
De acordo o critério da especialista, só vale a pena ser guardado aquilo que traz alegria, ou seja, fazer uma arrumação deve ser um diálogo com nós mesmos. O que torna as ideias irresistíveis é a maneira como ela sugere dicas práticas de desapego e ordenação de gavetas, misturando-as com autoajuda motivacional.
E você, está conseguindo acabar com a bagunça nossa de cada dia? O que você costuma fazer para manter o ambiente em ordem? O No Pátio quer saber…
Fotos:Reprodução.