sexo frágil,
O mito de que a mulher é o sexo frágil está a cada dia se desmistificando, e cada vez mais há provas de que pelo menos no quesito saúde, os homens é que são o verdadeiro sexo frágil. Há muitos dados para confirmar isso. Eles são mais propensos a ter câncer do que as mulheres, ter doenças cardíacas, derrames e obesidade entre várias outras. E até quando se trata de felicidade, as mulheres parecem estar em vantagem, quando se observam as taxas de suicídio.
Outra novidade que foi revelada por uma série de estudos, é que os homens herdam mais falhas genéticas das mães, pois certos tipos de mutações só têm consequências negativas quando transmitidas de mulheres para filhos do sexo masculino. Isso pode explicar, por exemplo, o porquê de eles possuírem menor expectativa de vida.
De acordo com o pesquisador geneticista Neil Gemmell, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, os estudos realizados em moscas de frutas e peixes, sugerem que mutações no DNA mitocondrial (herdado apenas da mãe) só causam danos quando passadas para homens, que não as transmitem para a próxima geração.
O fenômeno é apelidado de “maldição da mãe”, revelou o aumento de riscos de adquirir várias doenças como no coração, músculos e nervos, além de uma crescente evidência que sugere impacto sobre a fertilidade masculina e capacidade cognitiva (mecanismo que o homem utiliza para entender, assimilar, relacionar e conectar-se com todo o universo ao seu redor).
“Acho que é um infeliz acidente da herança materna que significa que a prole masculina é amaldiçoada ou agraciada com tipos mitocondriais abaixo do ideal”, comentou o pesquisador.
Os dados são do site do encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, realizado em Portugal, e dos jornais Daily Mail e The Telegraph.
Fotos:Reprodução.