Sustentabilidade ganha força no Senado

EcoFriendly


O Senado aderiu à sustentabilidade que ganhou forças com a elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável. O documento que é composto de metas definidas, indicadores e mecanismos de monitoramento para a adoção de práticas sustentáveis e racionalização de gastos e processos na Casa, foi elaborado por uma comissão multidisciplinar, presidida pelo Núcleo de Coordenação das Ações Socioambientais, com representantes de diversos setores, como as Secretarias de Patrimônio, Infraestrutura e Tecnologia da Informação, além da Diretoria-Geral e da Secretaria-Geral da Mesa.

Material de consumo, serviços de impressão, arborização e áreas verdes, deslocamento de pessoal, gestão de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis, água e esgoto, energia elétrica, serviços gráficos e tecnologia da informação fazem parte dos onze eixos temáticos que estruturam o plano.

Totalizando 83 ações com 120 metas a serem cumpridas, entre as exigências que favorecem a sustentabilidade estão, à etiquetagem de eficiência energética de grau máximo nas novas construções e aumento da eficiência nos casos já existentes e a instalação de torneiras econômicas, assim como, o pedido aos fornecedores para que recolham e deem destinação adequada aos resíduos dos objetos de logística.

Copos biodegradáveis substituirão os copos descartáveis no Plano.
Copos biodegradáveis substituirão os copos descartáveis no Plano.

Espera-se que as impressões sejam reduzidas em 20% dentro do prazo de 12 meses, enquanto a construção de vestiários para ciclistas deverá ser feita em até 24 meses. Copos biodegradáveis substituirão os copos descartáveis de plástico, reduzindo em 30% o consumo.

“É um plano ousado, mas feito de forma responsável. Foi construído em conjunto com as áreas, que puderam identificar como poderiam contribuir com a redução do consumo e com o uso racional dos recursos”, disse a coordenadora do Núcleo de Coordenação das Ações Socioambientais, Andrea Bakaj.

A implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável está inserida no contexto do compromisso com a sustentabilidade, prevista na Carta de Compromissos do Senado.

 

Fotos:Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter