Presentes em obras e reformas, o policloreto de vinil – ou PVC, como é popularmente conhecido – é fundamental para garantir a segurança de instalações elétricas e hidráulicas, podendo ser encontrado no mercado de várias formas, que vão desde folhas plásticas transparentes às mais conhecidas, que são tubos e canos. No mercado, os tubos deste material podem ser encontrados em varas de seis e três metros de comprimento.
O PVC é um material atóxico e inerte, o que amplia suas aplicações, podendo ser usado com criatividade até mesmo na fabricação de móveis e elementos decorativos que podem deixar seu lar com identidade e dar-lhe um design inovador. Confira abaixo três ideias criativas que o No Pátio separou para inspirar você.
Você vai precisar de:
Tecido resistente, com a cor ou estampa de sua preferência
Canos de PVC;
8 cotovelos de PVC;
6 T’s de PVC;
Serra ou cortador para de cano de PVC;
Linha para costura de cor combinando com a do tecido escolhido;
Tesoura;
Fita métrica;
Tinta em spray na cor de sua preferência;
Máquina de costura;
Ferro para passar roupas.
Passo a passo:
Comece decidindo o tamanho que a sua cadeira irá ter. Depois corte uma tira larga do tecido escolhido e costure ambos os lados, fechando-as, para serem o assento e o encosto de sua cadeira. Ao final, abra a costura e passe a ferro para acertar.
Em seguida, costure as duas pontas da tira criada, mas deixando uma abertura em um dos lados. Vire a peça para o lado do direito do tecido, costure fechando a abertura e faça uma “barra” em cada lado, deixando uma abertura para passar o cano.
Logo após, corte os canos de PVC e depois pinte as partes com a tinta em spray. Se for necessário aplicar uma segunda camada de tinta, espere a primeira camada secar e somente então aplique a segunda cada de tinta.
Agora, para finalizar a sua peça, basta ir montando a sua cadeira com os pedaços de canos de PVC e as emendas de PVC, lembrando-se de deslizar o tecido já costurado pelos canos do assento e do encosto antes de terminar de montar a cadeira. E está pronto!
Você vai precisar de:
Canos;
Cola quente;
Serra elétrica ou manual.
Passo a passo:
A primeira coisa a se fazer é cerrar os canos em argolas de 3 a 4 cm. Essa etapa é um pouquinho mais trabalhosa, principalmente para quem não tem uma serrinha elétrica em casa.
Depois de cortar as argolas, pense em um desenho para a sua moldura. Em cima de uma mesa, coloque na disposição que deseja ao redor do espelho e cole uma argola na outra com cola quente, buscando esconder as marcas de tinta do fabricante dos canos de PVC.
Espere a cola secar e, utilizando uma lixa, dê o acabamento final, retirando pontas que tenha ficado pelo processo de recorte das argolas.
Com a estrutura já pronta, cole o espelho no centro com adesivo instantâneo.
Pronto! Agora você já tem um espelho com design personalizado e super barato!
Você vai precisar de:
Tubos de PVC;
Serra manual;
Lixa;
Tinta a óleo e pincel ou papel color set e fita cola de dupla face;
Elástico;
Prendedores de papel ou cola quente;
Grampos;
Água e sabão.
Passo a passo:
Lave os seus tubos com água e sabão para remover cheiros e manchas e deixe secar
Corte os tubos com cerca de 30 cm e passe uma lixa nas extremidades para remover as rebarbas e dar um melhor acabamento.
Para decorar a sua sapateira, você pode pintá-la com tinta a óleo e pincéis, usando a mesma cor em todos os tubos ou colocando uma diferente em cada um.
Outra opção é colar papel color set, recortando-o na medida do tubo e colando-o com fita cola de dupla face nas extremidades.
Para montar a sua sapateira, você tem também duas opções.
Pode prender os tubos uns aos outros com prendedores de papel. Coloque um em cada extremidade do tubo, unindo-o ao tubo do lado.
A outra opção é colar os tubos uns aos outros com cola quente, aplicando nas extremidades e no centro, na junção dos tubos.
Vá unindo os tubos na disposição que mais lhe agradar. Pode-se fazer em retângulo, quadrado, círculo, pirâmide, etc.
Você pode reforçar a sapateira colocando um elástico à sua volta, que irá grampear no final, para prender bem os tubos e manter a estrutura fixa.
Agora é só arrumar os sapatos!
O PVC é fácil de montar, tem um preço acessível e pode ser encontrado em qualquer local que venda materiais de construção.
Animou-se com as dicas do No Pátio desta semana? Então mãos à obra! Se você tiver alguma dica de novas formas de utilizar o material, conta para a gente aqui nos comentários.
Fotos: Reprodução.