Com as férias escolares chegando ao fim, acaba a liberdade das crianças para fazer o que não podem durante o período de aulas, como dormir tarde, passar mais tempo em frente à TV, jogar videogame durante horas, comer besteiras e ir à casa dos amigos. Depois de semanas de farra, voltar à rotina não é fácil e, se não for planejado corretamente, o retorno às aulas pode ser desgastante e causar problemas.
Pensando nisso, o No Pátio montou uma lista com quatro sugestões para facilitar a retomada das atividades escolares e superar os dramas desta época do ano. Confira:
Cuidado com o horário
Ir para a cama mais tarde e acordar quase na hora do almoço é preferência da maioria dos jovens estudantes, mas precisa ser corrigida pelo menos uma semana antes de a criança voltar à escola, para que o corpo comece a se acostumar novamente com o horário das aulas.
Comer fora de hora não é um problema tão grande no período de férias, mas é algo incompatível com a rotina escolar. O melhor é não deixar as refeições acontecerem em horários muito distantes do habitual, além de incentivá-las a ingerir alimentos saudáveis e que contribuam para melhorar a concentração nas aulas.
Diminuir as atividades em casa com os amigos
Na última semana de férias vale a pena ir reduzindo as visitas, pouco a pouco, até que o clima da casa se normalize. É importante explicar que os amigos poderão ser vistos na escola ou nos fins de semana e que os dias úteis devem ser reservados para a família.
Limitar o tempo em frente à TV e o uso de celular ou tablet
Sem aulas nem lição de casa para fazer, sobra muito tempo livre para as crianças aproveitarem os recursos de seus aparelhos eletrônicos. Uma dica é apresentar outras opções de programas, passeios e brincadeiras, de preferência ao ar livre.
Gostou das dicas do No Pátio para dar uma ajudinha e facilitar a retomada das atividades escolares? Conta para gente então como é que está sendo para você, se tudo está ocorrendo de forma tranquila…
Fotos: Reprodução.