Facebook pode deixar as pessoas tristes

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas


Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e da Universidade Leuven, uma das mais prestigiadas da Bélgica, revelaram que quanto mais às pessoas acessam páginas populares nas redes sociais mais insatisfeitas ficarão com a própria vida. Segundo o estudo, isso ocorre devido à impressão que essas pessoas são muito mais felizes.

Foram entrevistados 82 usuários do Facebook, entre adolescentes e adultos jovens de até 20 e poucos anos. A pesquisa teve como foco a análise do estado de humor dos entrevistados enquanto estavam na rede social mais acessada em todo o mundo e ao encontrar conhecidos pessoalmente ou conversar com alguém por telefone.

Estes voluntários concordaram em ter sua atividade no Facebook monitorada e a responder questionários enviados por SMS cinco vezes por dia. Dessa forma, os cientistas puderam fazer uma análise do estado de humor deles em todas as situações.Após observar os resultados, concluíram que quem usava o Facebook por mais tempo ao longo do dia tendia a responder na entrevista seguinte que estava mais triste e insatisfeito com a própria vida. Já as pessoas que tinham acabado de encontrar um amigo pessoalmente costumavam se mostrar mais felizes e bem humoradas nas respostas.

Facebook 2Também foi solicitado aos entrevistados que descreverem suas atividades no Facebook, incluindo o número de amigos cadastrados e a proporção de pessoas que eles realmente conheciam fora da rede social.

Depois de estabelecer diversos filtros, como estado civil, sexo e opção religiosa, o estudo constatou que 95% dos voluntários usam o Facebook por aproximadamente cinco horas por dia e que quanto mais as pessoas gastam tempo na rede criada por Mark Zuckerberg, mais forte é a sensação que seus amigos são mais felizes.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter