O whey protein e o BCAA se popularizaram com a moda fitness entre os esportistas e pessoas que querem manter o corpo sarado. Os suplementos, que são conhecidos por estimular a síntese proteica e favorecer a retenção de proteínas no corpo, levando ao aumento da massa muscular, também podem aumentar a perda calórica e promover a saciedade. Porém agora, um novo estudo mostra que a ingestão de suplementos como esses podem provocar mudanças no metabolismo que podem levar ao desenvolvimento de diabetes no futuro.
A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo cientista Christopher B. Newgard, da Universidade Duke, nos Estados Unidos. As mudanças provocadas pela ingestão dos suplementos citados podem estimular a proteína mTOR, que altera o metabolismo da glicose e não só induz ao ganho de massa muscular, como cria resistência à insulina se for estimulada de maneira prolongada e consumida em altas doses.
“Uma dieta rica em gordura combinada à ingestão de leucina e BCAA são fatores que aumentam essa resistência do organismo à insulina. Por isso, o mais indicado é uma dieta balanceada. A resistência à insulina afeta o pâncreas, podendo levar o organismo a desenvolver um quadro de diabetes”, explica a endocrinologista da Universidade de São Paulo (USP), Maria Fernanda Barca.
Os principais sintomas da resistência à insulina são: cansaço, sensação de moleza, tonturas e sudorese, principalmente após jejuns prolongados ou após grande ingestão de carboidratos. Em algumas pessoas também pode ocorrer o escurecimento da pele na região do pescoço, axila e virilha. Se não tratada, a resistência à insulina pode levar à pré-diabetes e, posteriormente, à diabetes, que é ainda mais grave, pois exigirá um tratamento pelo resto da vida.
É importante ressaltar que os suplementos podem ser consumidos sem grandes problemas, desde que seus consumidores sejam adeptos de atividades físicas regulares e façam acompanhamento médico.
Fotos: Reprodução.