Existe alguém que não se perca a paciência em um engarrafamento? Não adianta: pode ter ar-condicionado, pode ter música tocando, mas, mesmo assim, é estressante – e a maioria de nós, brasileiros, reage de mal a pior diante da espera. Pior ainda é saber que o espaço de um carro é, muitas vezes, ocupado por uma única pessoa, quando o veículo comporta de quatro a seis pessoas, dependendo do modelo. Pensando nisso, universitários da Universidade de São Paulo criaram o Projeto Opal, um carro compartilhado com capacidade de até 5 pessoas.O modelo é hatch, com duas portas e sua capacidade se expande conforme a necessidade dos passageiros, através de atuadores eletrônicos. Dessa forma, é possível diminuir os engarrafamentos, otimizar o trânsito e ajudar pessoas. “A reconfiguração, ainda uma novidade, consiste em adequar o automóvel para mais de uma aplicação, como, por exemplo, transformando-o veículo de passageiros em veículo de carga. Esse é um modo de atender demandas específicas e variadas, usando a mesma frota” é o que afirma o professor Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli.
A ideia foi inspirada em outra ideia de compartilhamento, mas de bicicletas, o “Projeto Bike Sampa”, semelhante ao Bicicletar, projeto local que permite o compartilhamento de bicicletas, disponíveis em cantos espalhados por toda a cidade. Para possibilitar a construção do veículo, os estudantes realizaram uma pesquisa com cerca de 500 pessoas, sobre a forma que utilizavam seu transporte. “Desse total, 77,1% responderam que usam o carro sozinho ou com mais uma pessoa, 62,3% vão de carro para o trabalho, e 76% mudam suas necessidades de uso do carro no decorrer da semana”, conclui Erich Sato, aluno de Engenharia de Mecatrônica da Poli e líder da equipe por trás do projeto.
O passo seguinte é levar o Projeto Opal às ruas da cidade e testá-lo no transporte de pessoas e como auxílio para algumas empresas. Você andaria em um carro assim? Comente!
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