DIY – Especial Luminárias!

Comportamento|Decoração|Faça você mesmo

O artesanato aliado à criatividade nos permite ter ideias incríveis! E com materiais bem baratos é possível fazer lindíssimas peças. Algumas até bem sofisticadas, nem parecendo que foram confeccionadas com materiais recicláveis.

Aliás, reciclagem é um tema que está cada vez mais presente entre os artesãos, já que além de ajudar o meio ambiente, essa técnica permite a reutilização de diversos itens que seriam jogados fora e que teriam um destino muito cruel para a natureza. Ao reciclar, preservamos as gerações futuras e ainda economizamos (e muito) com material.

Como o No Pátio adora dicas legais e fáceis de serem feitas, nesta semana trazemos como sugestão para decoração algumas ideias para luminárias recicladas. Fáceis de fazer, elas vão deixar a sua casa ainda mais bonita! E de bônus, ainda contribuir com a sustentabilidade. O que você está esperando? Mãos a obra!

1- Luminária com prendedores de roupa

Você irá precisar de:

– Cesto de arame sem o fundo ou Tela em arame;

– Ganchos de parede;

– Fio de arame;

– Pregadores de roupas em madeira.

Luminária  2

Passo a passo:

Para iniciar o trabalho separe um cesto de arame sem o fundo. Se não tiver, compre uma tela de arame e forme o cesto. Para unir as extremidades use o fio de arame trançando entre a tela conforme imagem abaixo. Depois de pronto, coloque os pregadores de roupas nos espaços da tela. Comece de baixo para cima, o trabalho fica mais fácil. Em seguida, pegue os ganchos e fixe-os no teto em torno do bocal de luz. Separe o fio de arame e prenda-o na luminária e no gancho. Você pode usar três ganchos que é o suficiente.

 

2- Luminária com colher de plástico

Você irá precisar de:

– Galão grande de água;

– Pistola de cola quente;

– Alicate;

– Tesoura;

– Estilete;

– Soquete de luz;

– Lâmpada;

– Muitas colheres de plástico.

Luminária 3

Passo a passo:

Comece quebrando o cabo das colheres de plástico, com o auxílio do alicate, e tomando muito cuidado para não se machucar. Em seguida, com o auxílio do estilete, retire o fundo do galão de água. Logo após, comece a colar as suas colheres, com o auxílio da pistola de cola quente, porém comece a colar as peças pela parte em que você acabou de retirar o fundo e posicionando uma colher ao lado da outra.

Quando terminar esta carreira e partir para a próxima, cole as colheres nos intervalos das colheres coladas anteriormente e “cobrindo” metade da colher colada na fileira anterior. Agora, quando terminar de cola todas as colheres e chegar ao pescoço de seu galão, faça um círculo de colheres, colando-as no sentido do comprimento e uma sobre a outra.

Em seguida, cole o círculo de colheres feito anteriormente no pescoço de seu galão, também com o auxílio da pistola de cola quente. Logo após, para finalizar a sua peça, basta você montar o soquete de luz e colocar a lâmpada e encaixar dentro de sua luminária. E está pronto!

 

3- Luminária com chuveiro e canos de PVC

Você irá precisar de:

– 1 chuveiro

– 2 pedaços de cano

– 3 joelhos

– fita teflon

–  2 roscas (uma para parte superior e outra para parte inferior)

– pedaço de fio paralelo com 1M

– tomada fêmea

 

– bocal para lâmpada

– lâmpada

– tinta spray (para plástico)

– chave on-off

Luminária 4

Passo a passo:

Comece abrindo o chuveiro, retirando as tampas. A tampa inferior será à base da luminária. Para retirar a tampa superior, é preciso tirar a chave que desliza e troca a temperatura. Retire também a resistência, deixando totalmente vazia a parte interna. Agora você deve prender a chave on-off com parafusos na parte superior do chuveiro e fixar o bocal no centro do chuveiro, passando os fios pela abertura no centro do chuveiro e ligue-o à chave on-off.

Ligue um pedaço de fio com 1m de comprimento na chave on-off. Para montar a base, vamos fazer uma abertura no centro da tampa do chuveiro (parte com furinhos) para poder encaixar um pedaço de cano já com um joelho rosqueado nele. Rosqueie a parte do joelho à outra rosca na parte de baixo da base. Outro joelho deverá ser rosqueado neste mesmo cano. Á seguir adicione outro pedaço de cano a este joelho. Coloque o 3º joelho neste pedaço de cano. Passe o fio elétrico por dentro destes canos até à base e passe pela abertura do chuveirinho. Sempre utilize um pouco da fita teflon ao rosquear um cano a um joelho.

É hora de montar a tomada fêmea. Ao finalizar, inicie a pintura. Use a criatividade e crie sua luminária com a cor e o efeito que desejar. É importante o uso de tinta spray para um bom acabamento. Nos canos, pode ser utilizada a tinta à base de água.

 

4- Luminária de lacre de latinhas

Você irá precisar de:

– Alicate

– Lacres de latinhas

– Suporte para encaixar os lacres

Luminária  5

Passo a passo:

Primeiro você deve dobrar levemente o lacre. A ideia é encaixar um lacre no outro para formar a luminária. A primeira carreira você deve prender no suporte. Use o alicate para auxiliar. Depois de completar a primeira carreira, comece a fazer à segunda. Você deve cortar um lado do lacre (o lado maior), abrir um pouco e encaixa-lo em outros dois. Depois de encaixar, aperte com o alicate para prender o lacre firmemente. De maneira sucessiva, vá prendendo um lacre no outro. É um trabalho que exige paciência, mas vale a pena pelo resultado. Na última carreira, vá passando os lacres e prendendo-os na parte inferior do suporte. E o resultado é encantador! Você também pode fazer com lacres de alumínio coloridos.

 

5- Luminária de copos descartáveis

Você irá precisar de:

– Copos descartáveis (250);

– Clipes (500);

– 4 metros de linha de pescar;

– 1 lâmpada fria.

Passo a passo:

[youtube width=”850″ height=”550″] https://www.youtube.com/watch?v=62pB9QcYe7M[/youtube]

 

É claro que as luminárias contam muitos pontos na decoração, além de ajudar a criar efeitos de luz. Se forem peças bonitas, criativas e cheias do amor que você empenhou ao confeccioná-las, melhor ainda, não é mesmo? Se você tem sugestões de ideias criativas e gostaria de vê-las aqui No Pátio, contribua com a gente compartilhe nos comentários.

 

Fotos e Vídeos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter