No atual cenário do país é cada vez mais comum encontrar profissionais, bem qualificados e experientes, nas salas de espera para entrevistas de emprego. Entre maio do ano passado e maio deste ano, o índice de desemprego subiu de 4,9% para 6,7%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A disputa por um lugar no mercado de trabalho é crescente e conforme orientam alguns especialistas, para se destacar da multidão de candidatos e conquistar uma recolocação mais rapidamente, algumas atitudes são fundamentais.
Embora ninguém espere passar por isso, é cada vez mais comum notarmos o fantasma do desemprego rondando nossa rede de relacionamentos. Portanto, o No Pátio dá algumas dicas para você conseguir vencer a crise e virar o jogo. Confira:
1- Apresente-se corretamente no LinkedIn
A rede social profissional é uma excelente ferramenta para descobrir conexões e caminhos até oportunidades de trabalho. Uma maneira de conseguir isto é solicitar que alguém da sua rede de contatos faça a ponte com algum contato importante. Cuidado também ao se candidatar para todo tipo de vaga, inclusive aquelas para a qual não tenha os requisitos necessários, apenas para abrir um contato com RH da empresa requisitante: isso pode sinalizar desespero ou até mesmo falta de confiança no real interesse do profissional.
2- Invista em especialização
Do ponto de vista dos recrutadores e empresas, é importante perceber se o profissional procurou se manter atualizado durante o período em que esteve buscando recolocação. Procure investir em especializações que possam complementar seu conhecimento ou que supram algum “gap” profissional.
3- Amplie o seu networking
Manter o networking ativo não pode ser uma prática exclusiva de momentos de desemprego ou dificuldade. Na verdade, a maneira como o executivo se porta nos bons momentos profissionais em relação a sua rede de relacionamentos, poderá determinar a ajuda ou indicações que receberá quando estiver enfrentando uma situação assim. Caso o executivo necessite reativar seu networking, deve num primeiro momento dividir sua situação com pessoas do círculo mais próximo. Sair disparando contatos para pessoas que não são próximas pode ser inócuo e “queimar” um contato potencial.
4- Avalie outros setores de atuação
O período de transição profissional pode ser um bom momento para pesquisar a fundo sobre outros setores que você tenha o interesse de trabalhar. Avalie quais são os requisitos e conhecimentos necessários, mas saiba claramente no que esta mudança irá agregar em termos de carreira e futuro profissional para você. Não subestime os riscos da transição, pelo contrário, examine-os com atenção antes de decidir qual novo rumo tomar, mas vale ressaltar que para uma recolocação, é sempre mais fácil buscar oportunidades onde o profissional já tenha experiência.
5- Analise possibilidades em outros estados e países
Se mobilidade não é um problema, ampliar o horizonte de busca é uma maneira de aumentar o volume de oportunidades profissionais à vista. A possibilidade de adaptação a novos ambientes e culturas deve ser analisada cuidadosamente antes de bater o martelo para um emprego que envolva mudança geográfica.
6- Abrir o próprio negócio. Empreender!
A decisão de empreender não pode ser somente uma consequência de um desligamento do profissional. Apesar do momento ser propício para mudar o rumo de carreira, deve ser uma decisão planejada, com um plano de negócios claro, para evitar uma frustração ainda maior caso o negócio não dê certo, e também não gastar dinheiro indevidamente em um momento onde você precisa planejar suas reservas financeiras. Por outro lado, para executivos que já cultivavam este pensamento, pode ser o momento ideal para dedicar-se integralmente a um projeto empreendedor, já que muitos negócios também fracassam prematuramente, quando não há tempo nem dedicação suficientes.
Encontrar um emprego nesse contexto exige, mais do que nunca, estratégia! Então invista nas dicas do No Pátio e faça a diferença com aquela qualidade ou conhecimento que dificilmente outro candidato vai apresentar.
Fotos: Reprodução.