Pode parecer meio esquisito, mas sim, um disco de rock do Papa será lançado em novembro. E quando eu falo em disco de rock do Papa, quero dizer exatamente isso: o papa Francisco, lá do vaticano, vai lançar um disco de rock. E rock progressivo! Dá para acreditar?
Parece até que o pessoal dos Engenheiros do Hawaii, lá na década de 80, estavam adivinhando como seria o futuro na época em que gravaram “O papa é pop”.
Pois bem, o Papa Francisco está decidido a “espalhar a sua mensagem de esperança, fé e unidade na forma de um álbum de rock progressivo”, ou pelo menos é isso que nos conta a revista Rolling Stone, conhecida no meio musical. O tal disco disco de rock do papa já tem até nome definido, “Wake Up !” (ou “Acorde!”, em português), e será lançado no dia 27 de novembro. O álbum apresenta um Papa que busca levar ao público hinos sagrados e discursos. No fim das contas o disco terá um pouco de tudo, desde os famosos cantos gregorianos ao pop-rock, e você pode conferir um pouco do que será o projeto ouvindo a faixa logo abaixo.
[youtube width=”850″ height=”520″]https://www.youtube.com/watch?v=lXGOLYvVIpc[/youtube]
“Wake Up! Go! Go! Foward!” traz parte de um áudio do Papa Francisco de 2014, direcionado ao público sul-coreano. Você pode ouvir o Papa dizer “Wake up” (Acorde). “O Senhor fala de uma responsabilidade que o Senhor lhe dá / É um dever de ser vigilante / Não para permitir que as pressões, tentações e pecados destruam nossa sensibilidade da beleza da santidade.” Ele continua: “Ninguém que dorme pode cantar, dançar e alegrar. ”
“Por muitos anos, eu fui o produtor e diretor artístico de álbuns pelo Papa “, disse Don Giulio Neroni , produtos do disco, à Rolling Stone. “Eu tive a honra de trabalhar com João Paulo II, Bento XVI e agora o Papa Francisco. Tal como no passado, neste álbum eu também tentei ser fortemente fiel à personalidade e pastoral do Papa: o Papa do diálogo, das portas abertas, da hospitalidade. Por esta razão, a voz do Papa Francis em “Wake Up!” dialoga com a música. E a música contemporânea (rock, pop, latina etc.) dialoga com a tradição cristã de hinos sagrados.”
O músico Tony Pagliuca também contribuiu para o disco de rock do Papa. “Nos anos setenta, eu fundei a banda de rock progressivo Le Orme e liderei as paradas, visitando a Itália e Reino Unido. E tive a oportunidade de colaborar com artistas internacionais como Peter Hammil e David Jackson (Van Der Graaf Generator)”, disse Pagliuca. “Durante os anos, eu também fez uma importante jornada de fé. Quando Don Giulio Neroni me pediu para colaborar com esse CD, eu imediatamente aceitei com entusiasmo. Colocar a minha música a serviço das palavras ea voz do Papa Francis tem sido uma experiência fantástica e um desafio artístico muito interessante. ”
Bastante curioso esse disco do Papa Francisco, não acham? Ele está em pré-venda no iTunes, mas ainda não tem data definida para chegar no Brasil. E então, quem vai comprar?
Fotos e áudio: Reprodução