Ceará bate recorde de transplantes este ano

Saúde

Nesta terça feira, será comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos! A data coincide com um marco importante para o estado cearense, pois ainda faltam mais de três meses para o ano terminar e o Ceará já superou o total de transplantes feitos em 2010!

Até o final da semana passada, o Ceará já havia feito 885 transplantes. Os dados foram anunciados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa-CE).

No início de setembro, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) divulgou que o Ceará é o primeiro estado em transplante de fígado em todo o país. Já os transplantes de medula começaram a ser feitos em 2008 no Ceará e contabilizam 34 transplantados até 2011, ano em que também foi realizado o primeiro transplante de pulmão do Norte e Nordeste em um hospital de Fortaleza.

É com esses números positivos, que a Sesa promoveu no último final de semana, a nova campanha “Doar transforma. Doe órgãos e ajude a fazer do Ceará um Estado cada vez mais solidário”.

Este ano, o Ceará pretende ultrapassar a marca de 1.000 transplantes! Para ser um doador no Brasil não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum  documento. Basta conversar com a família sobre o desejo de ser doador.

 

Confira a relação dos hospitais autorizados a realizar transplantes no Ceará:

– Hospital Geral de Fortaleza : córneas, pâncreas, rim e fígado.
– Hospital Universitário Walter Cantídio (Fortaleza) : córnea, rim, fígado e medula óssea.
– Hospital de Messejana (Fortaleza) : coração e pulmão.
– Hospital São Carlos (Fortaleza) : fígado e foi autorizada para rins.
– Hospital Santo Inácio (Juazeiro do Norte) : córnea.
– Hospital São Francisco (Crato) : rins e córneas.
– Santa Casa de Sobral : córnea.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter