Três dicas para ensinar educação financeira ainda na infância

Comportamento|Dicas|Pais e filhos


O hábito da educação financeira não faz parte da realidade de muitos brasileiros. Somado a isso, vem a mídia que aproveita da vulnerabilidade dos consumistas. Mas se para muitos adultos lidar com o dinheiro e as finanças já é uma tarefa complicada, como deve ser ensinar as crianças a saber lidar com os limites das compras? Essa pode ser uma tarefa ainda mais difícil.

Sim, é verdade, as tentações do mundo do consumo também fazem parte da rotina infantil e os apelos são cada vez mais constantes entre as crianças. Por isso, torna-se cada vez mais importante dar aos pequenos a consciência de que nada vem do céu. Como o No Pátio é “uma mãe”, ajudamos você, papai ou mamãe, a implantar a educação financeira na vida dos seus filhos desde a infância. Confere as dicas!

  1. Mesada

O No Pátio já falou que o primeiro passo para que as crianças aprendam a gerenciar seu dinheiro é estipular uma mesada e quanto mais nova ela for, menor tem que ser o prazo dessa mesada. A ideia é começar com o pagamento semanal, depois quinzenal e então mensal, para que ela vá se adaptando. Ganhar esse dinheiro não deve ser apenas uma bonificação, mas uma forma de lição para que a criança aprenda desde cedo a dar valor ao dinheiro.

Educação financeira 2

  1. Responsabilidades financeiras

A partir dos sete anos, idade na qual as crianças já têm noção de matemática, é importante que criem responsabilidades financeiras com a mesada, como colocar crédito no celular ou guardar o dinheiro para algo que considere mais importante. Outra opção é fazer com que a criança o acompanhe nas compras do supermercado, assim você pode explicar sobre o custo dos produtos, mostrar o quanto se gasta para comprar a carne, a massa, o leite, para que desse modo ela passe a assimilar os valores.

  1. Exemplo vem de casa

É determinante. Não adianta mudar os hábitos das crianças e não mostrar o mesmo em casa. O modo que os pais compram e administram as contas serve de exemplo para os filhos e eles observam isso. Se você estipula limites, mas faz compras direto, e não tem controle sobre os gastos, seus filhos entenderão que podem ter acesso a essas facilidades.

Educação financeira 3

A educação financeira é uma grande ferramenta que, se aplicada desde cedo, pode construir as bases de uma equilibrada relação com o dinheiro na vida adulta. Assim, a criança terá maiores chances de se tornar um adulto consciente quanto às suas finanças.

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter