Novembro definitivamente é o mês do Black Friday. Evento tão aguardado por lojistas e consumidores. O período que já se consolidou como a principal data do varejo brasileiro teve início hoje, e já está em sua sexta edição por aqui. Os organizadores preveem um crescimento de 12% nas vendas e um faturamento em torno de R$978 milhões neste ano. Quase nada, não é?
A Black Friday teve origem nos Estados Unidos e hoje é adotada em vários países do mundo. Na terrinha do Tio Sam, o evento acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças e, assim como acontece por aqui, todos os consumidores têm um único objetivo: garimpar produtos com descontos que podem chegar a até 90% do preço original. Mas quando surgiu a Black Friday? E por que o evento ganhou esse nome? Veja algumas curiosidades sobre a data.
– Origem do nome
Embora esteja hoje associado ao maior dia de compras dos Estados Unidos, o primeiro uso do termo Black Friday data de setembro de 1869, quando os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York. O governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, fazendo os preços caírem e com isso os investidores perderam grandes fortunas. Literalmente uma “sexta-feira negra”.
– Maior dia de compras
Embora o Black Friday seja considerada o maior dia de compras do ano, a data não ganhou essa designação consistentemente até os anos 2000. Isso porque, por muitos anos, a regra não era que os americanos adoravam uma liquidação, mas adoravam procrastinar. Ou seja, até tal ponto, era no sábado – e não na sexta-feira – que as carteiras ficavam mais vazias.
– Os desfiles de Papai Noel antecederam a Black Friday
Para muitos norte-americanos, o desfile do Dia de Ação de Graças, promovido pela loja de departamentos Macy’s, se tornou parte do ritual do feriado. Mas o evento, na verdade, foi inspirado nos vizinhos do norte. A loja de departamentos canadense Eaton’s realizou o primeiro desfile do Papai Noel em dois de dezembro de 1905. Quando o Papai Noel aparecia ao final do desfile, era um sinal de que a temporada de festas havia começado – e, por sua vez, a corrida às compras. É claro que os consumidores eram incentivados a fazer compras na Eaton’s.
– A Black Friday corre risco de extinção?
O Walmart, o maior varejista do mundo, quebrou a tradição do Black Friday em 2011, quando abriu sua loja a clientes na noite do feriado de Ação de Graças. Desde então, lojistas por todos os Estados Unidos estão de olhos nos cerca de 33 milhões de americanos ávidos por fazer compras após se deliciar com generosas fatias de peru.
Mas fique tranquila! Os lojistas também já inventaram um nome para batizar o dia adicional de compras: “Quinta-feira Cinza”.
Fotos: Reprodução.