A bicicleta como instrumento de integração de refugiados

EcoFriendly|Fazer o Bem

Cada vez mais a bicicleta tem se tornado uma ferramenta poderosa para a transformação urbana, mas engana-se quem pensa que ela funciona apenas como um meio de deslocamento. Para quem não sabe, a magrela pode ser um instrumento importante na interação da população com a cidade, configurando-se, portanto, como um facilitador de mudança social e equidade urbana.

Está pensando que é só isso? Em Londres, um projeto lindo doa bikes e ensina refugiados a consertá-las a fim de conseguirem empregos. Através de workshops, aulas e doações, essas ações colaboram com a relação entre bicicleta, pessoas e cidade.  O propósito final? Assegurar que todos possam usufruir do direito de ter condições adequadas de vida no país que escolheram para asilo e refúgio.

Todos os anos, Londres recebe mais de 13 mil refugiados vindos do Oriente Médio e de países da África e da Ásia. Durante os meses em que essas pessoas não podem trabalhar, o governo britânico fornece uma bolsa semanal de 36 libras e uma moradia temporária nos subúrbios da cidade. Embora ajude a sanar necessidades básicas, a “mesada” não consegue cobrir gastos com transporte público, por exemplo, que pode custar mais de mil libras por ano.

Bicicleta 2

Para solucionar essa questão e oferecer uma possibilidade de trabalho a esses refugiados, a ONG The Bike Project, criada por refugiados que já se estabeleceram na cidade e voluntários, recebe doações de bicicletas usadas e ensina as pessoas a consertá-las. Dessa forma, elas têm um transporte gratuito, podendo pedalar por onde precisarem, e podem ganhar uma grana extra consertando bikes pela cidade.

Além das bicicletas usadas, o The Bike Project também aceita doações financeiras que são utilizadas para a aquisição das peças, acessórios e ferramentas necessárias em seu trabalho.

Se interessou por esse projeto lindo que faz o bem através da bicicleta e deseja ajudar? Clique aqui e saiba como.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter