No próximo sábado, será o dia da Hora do Planeta 2012, uma atividade simbólica contra o aquecimento global motivada pela ONG WWF desde 2007. Mesmo o Ceará não estando como participante oficial do evento, o momento é significativo e vale o engajamento de todos. Em 2007 o movimento contou apenas com a participação da cidade de Sydney (Austrália). Em 2008 já foram mais de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países.
Depois a Hora do Planeta só foi ganhando mais adeptos e, em 2009, já foram 3922 cidades em 88 países do globo. A novidade deste ano, é que pela primeira vez a Hora do Planeta será registrada da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), onde o astronauta e embaixador da Rede WWF, André Kuipers, irá acompanhar e fotografar o momento. Além de ser o ano da Rio+20
“Neste ano, a Hora do Planeta no Brasil terá um componente especial: a Rio+20, que acontece em junho. O País será anfitrião da conferência mundial da Organização das Nações Unidas que debaterá o desenvolvimento sustentável. O ato de apagar as luzes no dia 31 será mais uma forma de mostrar ao mundo que nós, brasileiros, queremos um futuro com desenvolvimento econômico que respeite os limites do Planeta e gere inclusão social”, explica a superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF-Brasil,Regina Cavini.
[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=u9HwKXNRp1Y[/youtube]
Para participar, basta que cada um, na sua casa ou em qualquer outro lugar que esteja apague as luzes no próximo sábado, dia 31, das 20h30 às 21h30. Mas se sua cidade ou empresa estiver interessada em apoiar a iniciativa basta se cadastrar pelo site ou enviar um e-mail para cidades@wwf.org.br. O participante receberá um Termo de Adesão, no qual poderá cadastrar sua cidade. Maiores informações no site do a Hora do Planeta.
Foto e vídeo: Reprodução