A importância da alimentação pré-treino

Comportamento|Estilo de Vida|Fitness

Muitas pessoas não sabem, mas a alimentação pré-treino deve ser o primeiro fator a ser levado em consideração quando o assunto é desempenho físico, aumento ou redução de peso, não devendo ser negligenciado por conta da correria do dia a dia. A alimentação é tão importante quanto os exercícios que virão seguida, sabia?

O resultado dos exercícios físicos não advém apenas das horas investidas nas atividades e dos bons equipamentos. A ingestão dos alimentos adequados antes  da prática física não só promove um bom desempenho durante o treinamento, mas já garante uma boa recuperação após os exercícios, além de evitar quaisquer perdas musculares durante o treino. Isso tudo porque ela estimula o  corpo na produção de substâncias no organismo, como substratos energéticos e regenerativos anteriormente ao treinamento, seja ele em qualquer modalidade e para qualquer objetivo. Ou seja, favorecendo essa produção, o  treino ganha mais efeito!

pré-treino2 O personal trainer Plácido Pereira explica que “a alimentação antes do treino é um  fator importantíssimo, porque ela é o combustível que vai dar energia e evitar que o desportista passe mal durante o exercício.” O recomendado é se alimentar em média 30 minutos antes da prática física,   mas se isto não for possível, não haverá problema algum se a última refeição   tiver sido dentro de duas horas. O segredo na verdade está no que é ingerido antes do exercício.

O primeiro passo é estar bem hidratado e comer algum carboidrato de rápida absorção, como um suco natural de frutas sem açúcar ou iogurte. Estes alimentos fornecem a energia que será necessária para a queima de gordura e aumento da musculatura corporal.

Entre os principais erros cometidos pela maioria das pessoas no consumo de alimentos antes do treino estão: comer em cima da hora, trocar alimentos por suplementos nutricionais e ingerir carboidratos que não são de alta absorção. Segundo a nutricionista Ângela Almeida, uma boa alimentação pré-treino deve conter uma porção de carboidratos de baixo índice glicêmico (maçã, aveia, iogurte desnatado, leite desnatado, pão de trigo, batata doce) e de 120 a 150ml de água a cada 30 minutos durante o treino.

pre treino 3

E você, o que costuma comer  antes do treino? Conta pra gente!

 

Fotos: Reprodução.

 

Inscreva-se na nossa newsletter