A importância do ferro na alimentação

Comportamento|Saúde

 Ferro na alimentação é essencial para garantir energia, disposição e um bom desempenho

brocolis

Quando se fala em alimentação balanceada, as pessoas, geralmente, pensam em ingerir frutas e verduras com vitaminas para melhorar a saúde. Mas elas esquecem de um nutriente importante, o ferro. O organismo precisa do ferro para crescer e se desenvolver normalmente. O mineral também ajuda na produção e liberação de energia para o corpo. A anemia, que está relacionada a carência de ferro, deixa o indivíduo com resistência menor a doenças infecciosas, pois o ferro é o responsável pela formação das células vermelhas do sangue.

Na sociedade atual, a carência de ferro é um dos principais fatores para a redução de produção no trabalho e na escola. A atenção deve ser redobrada com crianças e grávidas. Elas precisam ingerir quase que o dobro de ferro que um homem adulto, por exemplo. Infelizmente, os sintomas da carência de ferro não são específicos e precisam de exames laboratoriais para ser comprovado. Quando o ferro está deficiente no corpo, a pessoa pode apresentar sintomas como cansaço, fadiga, diminuição de produtividade no trabalho e no desempenho em atividades físicas. O órgão que mais sofre com a falta de ferro é o cérebro.

Ferro na gravidez

ferro2_nopatio

As grávidas precisam ficar bastante atentas ao consumo de ferro. Isso porque durante a gravidez a necessidade do mineral aumenta para suprir a formação do sangue da placenta e do feto e ainda visando as perdas na hora do parto. Geralmente a dieta não é suficiente para garantir todo o ferro que a futura mãe precisa. Portanto, muitos médicos fazem prescrição de suplemento de ferro até mesmo para as mulheres que não parecem ter carência. Entre em contato com seu médico para ele fazer a avaliação da necessidade de incluir suplemento de ferro.

Quando anêmica, a gestante se cansa facilmente devido ao grande esforço feito pelo coração para manter adequada a quantidade de oxigênio para a placenta e o feto. Outros problemas decorrentes da carência de ferro são baixa imunidade, alterações na tireoide, queda de cabelo e grandes chances de perda sanguínea no parto.

Alimentos com ferro

O ferro é geralmente em encontrado em alimentos de origem vegetal como folhas verde-escuras, ervilhas, feijões, lentilhas, grão de bico, aveia em flocos e grãos integrais, amêndoas, nozes, castanha de caju, brócolis, sementes de gergelim, girassol, algas marinhas e frutas secas. Os alimentos lácteos inibem a absorção de ferro pelo organismo. Evite consumir esses alimentos associados com outros alimentos fontes de ferro. Para ajudar o corpo a ingerir o máximo possível do ferro consumido, coma alimentos ricos em vitamina C.

Se você estiver com deficiência de ferro e até mesmo anemia, o ferro consumido pela dieta normal não são suficientes. É preciso ajuda da suplementação para repor os estoques necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Fique atento a sua alimentação para não faltar energia para os compromissos do dia a dia!

Não descuide da alimentação! Aproveite para conferir a receita de uma sopa rica em ferro. A dica é após consumir a sopa, comer uma fruta rica em vitamina C, pois ela facilita a absorção do ferro pelo organismo

Sopa Rica em Ferro

Ingredientes:

1 xícara de ervilha

1/2 xícara de grão de bico

1/2 xícara de soja

Couve-manteiga cortada em tirinhas (um punhado)

1 pitada de noz moscada em pó

1 pitada pequena de curry

Cebola, alho, salsa, salsicha, manjericão, ervas finas e sal a gosto.

Modo de preparo: Cozinhe a ervilha até que o grão fique a ponto de se dissolver. Bata no liquidificador com a água do cozido, mesmo quente. Volte ao fogo. Acrescente o grão de bico, já cozido, a soja, a couve-manteiga e os temperos. Deixe ferver até que a couve fique bem cozida e a soja amolecida. Mexa para não grudar.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter