A polêmica da Escola Base e um dos casos mais bizarros de fake news do Brasil

Bizarro|Entretenimento|Polêmica
Escola Base

Nos últimos anos, com o avanço das redes sociais, o termo fake news entrou de vez para o vocabulário de muita gente em todo o mundo. Trata-se de notícias falsas, geralmente criadas com o intuito de prejudicar alguém, e que se dissemina com uma rapidez incrível. Mas mesmo antes de termos tecnologias como Whatsapp ou redes sociais, as fake news já eram responsáveis por prejudicar várias pessoas. E aqui no Brasil, um dos casos mais bizarros de fake news já conhecida é a polêmica Escola Base. Vocês já ouviram falar?

A Escola Base era uma escola de Educação Infantil bem conhecida na cidade de São Paulo. Mas, em março de 1994 ela viu sua reputação ser destruída após duas mães acusarem os donos da escola, o motorista de transporte escolar e um casal de pais de um aluno de abusarem sexualmente das crianças. A queixa foi registrada em uma delegacia de São Paulo e logo ganhou grande repercussão da mídia.

Sensacionalismo no Caso Escola Base

Conhecida como Caso Escola Base, a história passava repetidamente nos telejornais de todo o país, de vários canais. Depoimentos de mães de alunos eram exaustivamente exibidos, de forma sensacionalista, antes mesmo dos acusados prestarem depoimentos à polícia. Houve jornais que chegaram a dizer que a Kombi do transporte escolar era usado como motel para assediar e estuprar as crianças – tudo sem nenhuma prova.

Escola Base

Ao irem até a delegacia prestar depoimentos, os acusados eram tratados com abuso por parte dos policiais e grande hostilidade por parte da população. A escola foi fechada e os muros foram pichados com ofensas e ameaças contra os supostos envolvidos. A pressão popular contra a polícia era tão grande que eles chegaram a prender um norte-americano que não tinha absolutamente nada a ver com a escola e acabou sendo solto nove dias depois.

escola base

Era tudo fake news

Mas acontece que após exaustivas investigações, a polícia nunca conseguiu provar absolutamente nada contra os acusados. Então, em junho do mesmo ano, o delegado Gérson de Carvalho inocentou os acusados e o processo foi arquivado, mas já era tarde. A Escola Base havia fechado e os donos nunca mais conseguiram recuperar sua credibilidade. Vários veículos de mídia até reportaram a inocência dos acusados e se retrataram, mas não com a mesma intensidade que veicularam as acusações.

O caso ficou tão conhecido que, em 2003, virou um livro escrito pelo jornalista Alex Ribeiro e, ainda hoje, é estudado quando se fala do impacto das fake news. Mas gente, que bizarro inventar uma coisa assim, não é mesmo?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter